Pierre Gasly apoiou a decisão da Alpine de mudar completamente o conceito do carro para esta temporada e explicou suas razões. Apesar das dificuldades encontradas com o novo conceito, Gasly entende que a mudança foi necessária.
No início da temporada, o novo conceito da Alpine teve um desempenho abaixo do esperado, fazendo com que a equipe, baseada em Enstone, começasse o ano como uma das mais lentas. Com 14 corridas já realizadas, a equipe conseguiu melhorar o A524 e subir para o oitavo lugar no campeonato de construtores com 11 pontos. No entanto, a Alpine ainda parece distante das posições que ocupou nas últimas duas temporadas.
Em 2022, a Alpine terminou em quarto lugar e no ano passado em sexto, com a última posição alcançada após um forte desempenho nas últimas 10 corridas da temporada.
Apesar das dificuldades, Gasly acredita que a decisão de mudar o conceito foi acertada. "Acho que está relacionado ao desempenho. No ano passado, a equipe sentiu que havia chegado ao fim do desenvolvimento com seu conceito de carro", afirmou Gasly ao Motorsport.com. “Como perdemos nossas metas, eles disseram: 'queremos mais do que isso, então vamos tentar outra coisa'. O que para mim, acho que foi a escolha certa. Não estamos na Fórmula 1 para nos contentarmos com o sexto lugar nos construtores.”
Gasly continua otimista
A Alpine está atrás da RB e da Haas no campeonato de construtores, com a luta da equipe sendo para manter o oitavo lugar contra a Williams. A Haas está 16 pontos à frente da Alpine, e alcançar a sétima posição parece distante, a menos que a equipe consiga um desempenho significativo.
Embora o A524 não tenha sido o melhor carro que Gasly pilotou desde que entrou para a Alpine, ele elogia o trabalho da equipe, afirmando que o nível de operação está melhor do que quando ele chegou. "Infelizmente, não valeu a pena com as direções que você sabe que eles tomaram com o conceito de carro que temos este ano, mas, mesmo assim, ainda acho que a maneira como a equipe está operando está em um nível melhor do que quando cheguei", completou Gasly. "Então, é uma questão de trazer esse desempenho para o carro, o que obviamente não é fácil, mas sei que já temos boas direções para a próxima temporada, o que nos colocará em um lugar melhor e com o tipo e os processos e as pessoas e o que eles construíram e continuaram trabalhando, posso sentir que haverá algo bom saindo disso."