Durante boa parte da primeira metade da temporada, Russell frequentemente superou Hamilton, tanto na classificação quanto nas corridas. No entanto, as atualizações bem-sucedidas da Mercedes, juntamente com uma mudança na abordagem dos finais de semana de corrida, beneficiaram Hamilton de maneira notável.
"Acho que no início, talvez, Lewis estivesse achando o carro muito mais difícil de lidar," disse Shovlin durante uma entrevista a diversos meios de comunicação. Ele explicou que uma das melhorias foi a capacidade de acertar o ajuste do carro já na TL1 (primeira sessão de treinos livres), o que deu uma boa base para melhorar o desempenho ao longo do fim de semana, o que foi especialmente útil para Hamilton.
"No começo do ano, fizemos mudanças relativamente pequenas. De repente, todo o equilíbrio do carro estava comprometido e então tivemos que lutar bastante, então essa mudança definitivamente ajudou," continuou Shovlin. "Provavelmente é justo dizer que, nas corridas anteriores, Lewis estava achando mais difícil se preparar do que George," concluiu ele.