Importância da transparência
Komatsu destacou a importância da clareza e confiança em seu trabalho com os pilotos. "Honestamente, acho que muito disso se resume a transparência, confiança e, em seguida, clareza das regras de engajamento", afirmou. "Em meus vários cargos de engenheiro de corrida, engenheiro-chefe de corrida, diretor de engenharia ou cargo atual de chefe de equipe – minha experiência é que, desde que eu os aborde com transparência, sem agenda pessoal e uma agenda clara da equipe sobre como precisamos passar por este fim de semana de corrida ou este ano, qual é o objetivo, quais são as regras de engajamento. Contanto que isso seja esclarecido com antecedência, desde que a comunicação seja totalmente transparente, a confiança está lá."
Komatsu, que possui vasta experiência em Fórmula 1, tendo trabalhado para equipes como BAR e Renault/Lotus antes de se mudar para a Haas em 2016, acredita que a abordagem transparente será essencial para garantir o sucesso de Ocon na nova equipe.
Incidente em Mônaco pesou na decisão
Um dos maiores conflitos envolvendo Ocon na temporada de 2024 aconteceu em Mônaco, quando ele tentou uma ultrapassagem em Pierre Gasly na curva Portier logo na primeira volta. O incidente resultou em contato entre os carros, forçando Gasly a abandonar a corrida. Ocon também teve que se retirar, perdendo a chance de pontuar. Komatsu comentou sobre o incidente: “Claro, tivemos que considerar isso. Não é como se tivesse passado despercebido, é um incidente muito importante. Então eu tive uma conversa com ele e ainda tomei essa decisão. Estou feliz com isso.”
Apesar das controvérsias, Komatsu reconhece o talento de Ocon e está animado com o que o piloto pode trazer para a Haas. "Ele tem apenas 27 anos, ainda tem muito a provar e, para mim, ele ainda tem um compromisso e uma ética de trabalho incríveis", disse Komatsu. “Quando o conheci e expliquei o projeto sobre onde estamos e o que estamos tentando alcançar, eu não estava tentando convencê-lo, apenas disse a ele como é. E então ele simplesmente embarcou completamente, para ser honesto, muito mais do que eu esperava.”
O chefe da Haas acredita que Ocon está totalmente comprometido com o projeto da equipe e espera grandes resultados. "Significa muito para mim que tenhamos um piloto, um piloto experiente – com um bom histórico, ainda jovem, ainda tem muito a provar e acredita 100% no projeto. Tenho certeza de que ele nos dará tudo de si, então estou realmente ansioso por isso."
Esteban Ocon deve formar dupla com o novato britânico Oliver Bearman na Haas a partir de 2025.