Lawson apareceu há quase um ano, quando substituiu Daniel Ricciardo na AlphaTauri, após o australiano sofrer várias fraturas em um osso da mão esquerda em um acidente nos treinos para o GP da Holanda.
A serenidade demonstrada pelo neozelandês nas condições de teste em Zandvoort foi seguida por uma série de boas performances por mais quatro corridas, enquanto Ricciardo se recuperava.
O jovem de 22 anos teve um desempenho notável no Grande Prêmio de Cingapura, terminando em nono. Naquela fase, 15 GPs na temporada, foi o melhor resultado de corrida de um piloto da AlphaTauri.
A participação especial de Lawson o destacou como um piloto com futuro na F1. Apesar do conselheiro Helmut Marko indicar na época que havia a possibilidade de ele correr na F1 nesta temporada, a AlphaTauri optou por manter Ricciardo e o companheiro de equipe Yuki Tsunoda.
Continuando em seu papel como piloto de testes e reserva nesta temporada, Lawson teve que esperar sua vez, especialmente com seu nome sendo constantemente mencionado para uma vaga na RB - antiga AlphaTauri - e até mesmo como substituto de Sergio Perez na Red Bull.
Hadjar para substituir Lawson?
Agora parece que a espera está prestes a acabar. Escrevendo em sua última coluna para a publicação austríaca Speedweek, Marko disse: "Vamos anunciar o que acontece a seguir com Liam Lawson em setembro".
Marko, no entanto, descartou uma possibilidade, acrescentando: "Mesmo que a competição queira usá-lo por empréstimo, ele não está disponível para isso".
Outro piloto júnior da Red Bull no centro das atenções é Isack Hadjar, que atualmente lidera o campeonato de F2 deste ano com quatro rodadas para disputar.
Indicando que Lawson está definido para definitivamente seguir em frente com seu papel de teste e reserva, Marko disse: "Nosso piloto de Fórmula 2, Isack Hadjar, conquistou sua quarta vitória na classe mais alta da Fórmula em Spa [a vitória na corrida principal no fim de semana do GP da Bélgica].
"Ele claramente tem potencial para a Fórmula 1. Veremos como as coisas se desenvolvem, mas ele certamente assumirá algum papel. Pode ser que ele passe um ano como piloto de testes e simuladores, como Lawson."