Mercedes supera um "enorme obstáculo" em 2024
Desde as mudanças no regulamento da F1 em 2022, a Mercedes foi a equipe que mais sofreu. Dominante desde 2014, eles conquistaram apenas uma vitória em 2022 e nenhuma em 2023, mostrando o quanto estavam atrás. O mau desempenho se manteve no início da temporada de 2024, com Hamilton e Russell fora do pódio nas primeiras oito corridas.
No entanto, na nona corrida do ano, em Montreal, a temporada mudou graças às atualizações no Circuito Gilles Villeneuve. Russell conseguiu a pole position e, mesmo não vencendo, garantiu o primeiro pódio da Mercedes na temporada. Hamilton conquistou seu primeiro troféu no Grande Prêmio da Espanha, logo na corrida seguinte. Após Barcelona, Russell venceu no Grande Prêmio da Áustria, e Hamilton triunfou em Silverstone e Spa, colocando a Mercedes na melhor forma possível antes das férias de verão.
Mas como eles conseguiram essa virada depois de um começo tão difícil? Russell explicou, falando a várias fontes de mídia, no Grande Prêmio da Hungria: “Acho que a maior lição é que permanecemos como uma equipe. Todos ficaram juntos e não houve grandes mudanças dentro da organização da Mercedes, e você tem que dar crédito a Toto [Wolff] por acreditar em seu pessoal e apenas dar a eles a chance de fazer o que fazem de melhor. Acho que isso é algo que diferencia esta equipe de muitas outras e, até agora, parece que fizemos um ótimo trabalho nisso, então esperamos continuar nessa jornada.”
O heptacampeão mundial Hamilton também acrescentou seus pensamentos, elogiando sua equipe por transformar o W15 e trazê-lo de volta à disputa: "Eles transformaram um carro não tão bom em um bom carro. Isso é um grande obstáculo!"