"Na sexta-feira, não fomos competitivos", afirmou Wolff de forma direta no paddock. Os resultados dos primeiros treinos livres confirmaram essa avaliação, com Russell e Hamilton ficando a nove décimos do ritmo no TL1, aumentando para mais de um segundo no TL2. Hamilton conseguiu ficar entre os dez primeiros, mas as dúvidas sobre o desempenho da Mercedes persistiam, especialmente considerando que a classificação ocorreu em condições molhadas.
Durante a corrida, Hamilton superou Sergio Perez rapidamente e se aproximou do pole Charles Leclerc. Ele fez a ultrapassagem e assumiu o controle da prova. Russell também se destacou e decidiu não fazer uma segunda parada, colocando a Mercedes em uma posição vantajosa na pista.
Como a Mercedes melhorou desde sexta-feira?
Wolff destacou a importância do trabalho realizado entre sexta e sábado: "Devo admitir que o trabalho noturno que foi feito de sexta a sábado, e também aqui no lado da engenharia da pista, foi a chave. Mudamos muita coisa desde sexta-feira. Mas não foi um alinhamento mecânico normal do que pensávamos que o carro faria. Então, nós remediamos isso", explicou.
Shovlin também comentou sobre uma mudança crucial: "Um dos problemas com Spa é que é um circuito rápido e precisa de muito comprometimento do piloto. Conseguimos introduzir um pouco de quique no carro, então nas curvas de alta velocidade, isso não é bom para a confiança deles. Houve alguns outros problemas de equilíbrio em que eles tiveram falta de estabilidade de entrada", disse ele.
"Quando você quer frear tarde e levar velocidade para uma curva, isso não ajuda. Em uma pista normal, isso poderia ter nos custado um pouco de tempo. Em um grande circuito como Spa, com algumas curvas bem grandes, isso estava se tornando um grande problema. O carro não estava no lugar certo, mas é uma daquelas coisas muito específicas sobre Spa, onde se os pilotos não tiverem o carro fazendo o que querem, isso pode custar muito desempenho. Foi exatamente a coisa certa para nós apenas reverter para essa especificação conhecida", concluiu Shovlin.