Após um dia de testes em pista seca no circuito do Grande Prêmio da Bélgica na terça-feira, onde foi possível desenvolver e avaliar os novos compostos slick para 2025, o fabricante italiano esperava continuar o mesmo tipo de teste na quarta-feira, conforme a previsão do tempo indicava.
Os testes em pista seca permitiram comparar diferentes soluções relacionadas à construção e ao padrão da banda de rodagem em uma pista tão exigente quanto Spa. No entanto, o clima volátil das Ardenas se manifestou e, às 10h, horário local, a chuva começou a cair, muitas vezes de forma intensa.
Em coordenação com as equipes envolvidas nos testes, Aston Martin e Alpine, a Pirelli teve que mudar seu programa. Isso levou o piloto reserva da Aston Martin, Stoffel Vandoorne, a executar um plano de contingência, focando no desenvolvimento de pneus para condições extremas e intermediárias.
Vandoorne completou 71 voltas, principalmente em condições de pista molhada. Jack Doohan, da Alpine, conseguiu apenas 15 voltas antes da chuva intensa interromper os testes.
A próxima rodada de testes focada no desenvolvimento dos pneus para 2025 está programada para ocorrer após o GP da Itália, nos dias 3 e 4 de setembro. Red Bull, RB e Mercedes participarão dos testes em Monza para apoiar a Pirelli.