O chefe da equipe Williams, James Vowles, não descartou a possibilidade de substituir Logan Sargeant ainda nesta temporada, enfatizando que o piloto deve "ganhar" seu lugar na equipe.
O piloto americano abrirá caminho para Carlos Sainz ao final de 2024, mas pode ser afastado antes disso.
Sargeant tem enfrentado dificuldades para se adaptar à F1 desde que se juntou à Williams no ano passado. Embora tenha conquistado seu primeiro ponto no Grande Prêmio dos Estados Unidos, ele foi superado pelo companheiro de equipe Alexander Albon por 27 a um durante a temporada.
Apesar das pressões para substituí-lo, Vowles manteve Sargeant na equipe por mais uma temporada.
No entanto, os resultados não melhoraram o suficiente e, com um piloto do calibre de Sainz disponível, a Williams precisou agir.
Isso significa que Sargeant não está seguro de ser dispensado da equipe na segunda metade da temporada atual.
"O que eu disse antes é o seguinte: 'ganhe seu lugar'", declarou Vowles à mídia. "Em Silverstone e Budapeste, ele ganhou seu lugar. Em Spa-Francorchamps, eu preciso que ele faça mais... mas não vou tomar uma decisão de uma corrida para a outra."
“Eu não quero dizer que 'Logan absolutamente tem um lugar garantido', ele precisa conquistá-lo - assim como eu preciso ganhar meu emprego, e Alex precisa ganhar o dele.”
Sargeant precisa estar 'equiparando' e 'impulsionando' Albon
A temporada atual tem sido difícil não apenas para Sargeant, mas também para a Williams.
Após o relativo sucesso do ano passado, quando a equipe terminou em sétimo lugar, agora se encontra em segundo na tabela de construtores.
As atualizações foram adiadas no início da temporada devido a uma série de acidentes caros que impactaram o orçamento e os recursos da equipe.
Quando Albon destruiu um chassi durante os treinos para o Grande Prêmio da Austrália, ficou claro que a equipe ainda não tinha um sobressalente produzido.
Isso forçou Vowles a tomar a difícil decisão de deixar Sargeant de lado pelo resto do fim de semana, entregando seu carro ao companheiro de equipe.
Albon conseguiu apenas dois pontos, terminando em nono lugar em Mônaco e Silverstone. Enquanto isso, Sargeant ainda não pontuou.
"Meu trabalho é fazer o melhor que puder por ele [Logan Sargeant]. Porque, em última análise, se estamos marcando pontos, precisamos dos dois pilotos para isso", acrescentou Vowles.
"Em termos de onde ele estava em Silverstone e Budapeste, ele estava onde precisávamos que ele estivesse em termos de padrão de crescimento – é isso que estou procurando..."
"O melhor que posso dizer é que ele sabe onde precisa estar, e onde está, para total transparência, é que ele tem que estar igualando Alex [Albon], empurrando Alex todas as vezes, e ainda não chegamos lá."