GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
CORRIDA
28 de junho de 2024 às 09:01

Verstappen enfrenta problemas no motor, mas lidera treinos na Áustria

Max Verstappen passou por dificuldades com o motor, mas ainda conseguiu marcar o tempo mais rápido na única sessão de treinos livres do fim de semana do GP da Áustria.
Autor: C. Jesus
Autor:
C. Jesus
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
Verstappen enfrenta problemas no motor, mas lidera treinos na Áustria

Verstappen causou bandeiras vermelhas aos 25 minutos da sessão de uma hora no Red Bull Ring, quando seu carro desacelerou na reta de largada. Ao se aproximar das curvas 9 e 10, ele percebeu um problema no motor, mas já havia passado a entrada para os boxes e não conseguiu retornar.

Quando a sessão foi interrompida, o tricampeão de F1 conseguiu rolar seu carro de volta morro abaixo. Assim que o restante dos carros retornou aos boxes, os comissários ajudaram a guiar o RB20 por uma lacuna no muro dos boxes e, em seguida, até a garagem da Red Bull.

Verstappen teve sorte de encontrar o problema onde encontrou, pois, em qualquer outro ponto da pista, teria sido forçado a parar e perder minutos preciosos de corrida. Em vez disso, após uma rápida reinicialização do sistema devido a um problema no sensor, Verstappen voltou rapidamente à pista quando a sessão foi retomada.

Apesar da situação, ainda há preocupações para o futuro, especialmente porque Verstappen está próximo de uma penalidade no grid, tendo utilizado quatro unidades de potência nesta temporada. Se um quinto elemento de uma unidade de potência for necessário, isso resultará em uma penalidade inicial de 10 posições no grid.

O líder atual do campeonato foi o mais rápido, com um tempo de 1min05s685, ficando 0s276 à frente de Oscar Piastri, da McLaren, seguido pelas Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Mercedes mostra força

O Red Bull Ring foi adaptado com novas medidas de limites de pista, após o fiasco do ano passado com mais de mil infrações e uma classificação final de corrida emitida apenas cinco horas após a bandeira quadriculada. Para evitar uma repetição, uma faixa de cascalho de 2,5 metros foi colocada logo atrás do meio-fio nas saídas das curvas 9 e 10. Nas curvas 1, 3, 4 e 6, a linha branca foi deslocada para tornar a distância até a brita inferior a dois metros. A estratégia funcionou, pois não houve infrações durante a sessão.

Com apenas 60 minutos de corrida na pista antes da classificação sprint, a sessão foi naturalmente agitada, com uma mistura de compostos sendo utilizados à medida que as equipes adotavam diferentes planos de corrida.

Depois de 15 minutos, a Mercedes estava dominando, com Russell à frente de Hamilton por apenas seis milésimos de segundo com uma volta de 1:06.386, ambos com pneus duros da Pirelli. Verstappen foi o terceiro mais rápido, um quarto de segundo atrás, com pneus médios.

Hamilton superou Russell por 0s132 após 20 minutos, antes que as equipes e pilotos se envolvessem nas corridas, que foram interrompidas por alguns minutos devido às bandeiras vermelhas causadas por Verstappen.

Norris comete um erro

Nos 10 minutos finais, os pneus macios começaram a ser utilizados de forma mais intensa, com a Williams sendo a única equipe a usar a borracha listrada de vermelho no início.

De último na tabela de tempos, Lance Stroll, da Aston Martin, subiu para segundo, 0s130 atrás de Hamilton, um déficit surpreendente considerando o tempo do heptacampeão de Fórmula 1.

Com cinco minutos restantes, Leclerc e Sainz ocuparam brevemente as duas primeiras posições antes de Verstappen marcar a primeira volta abaixo de 66 segundos, com o tempo de 1min05s685.

Parecia que Lando Norris iria superar Verstappen, mas ele saiu da pista na curva 4, comprometendo seu bom desempenho anterior.

Hamilton e Russell não marcaram tempo com pneus macios, terminando em quinto e oitavo, respectivamente, com seus pneus duros. Entre eles estavam Esteban Ocon, da Alpine, e Stroll.

Completando o top-10 ficaram Yuki Tsunoda e Fernando Alonso, da Aston Martin. Tsunoda reclamou da sensação de sua coluna de direção no início, sugerindo uma mudança mais tarde na sessão, mas foi informado de que não era possível devido às restrições de tempo.

Na parte inferior da classificação, estavam Kevin Magnussen, da Haas, e Logan Sargeant, da Williams, este último 1s574 atrás, com pneus médios.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
PILOTOS
Marko deseja ver mais jovens talentos: "Alguns homens estão bloqueando o caminho"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 14:05
EQUIPES
Yuki Tsunoda alerta: "Não somos mais uma equipe de meio-campo"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 11:55
PILOTOS
Button alerta: Antonelli pode destruir sua carreira por estrear cedo na F1
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 11:43
SERGIO PEREZ
"Caras legais não ganham nada", diz Jordan sobre desempenho de Perez
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 11:31
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
Confira os seis circuitos que receberão corridas sprint na temporada de 2025
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1