Progresso da Mercedes na temporada
O GP da Áustria de F1 neste fim de semana, seguido por Silverstone na próxima semana, oferece mais oportunidades para a equipe diminuir a diferença para os líderes.
Karun Chandhok, da Sky Sports, comentou após o GP da Espanha: "Foi uma corrida sólida. Eles ainda estão atrás da McLaren, um décimo e meio por volta, mas estão mais perto do que no início da temporada. Eles estão em uma jornada. Será interessante ver se conseguem otimizar o acerto para desbloquear mais velocidade."
Damon Hill também avaliou a melhora da Mercedes: “Eles não tiveram nada para se agarrar antes, mas agora têm confiança no que estão fazendo. Estão definitivamente avançando.”
Limitações com o tempo de túnel de vento
Hill apontou um possível problema futuro: "Não se esqueça que eles terminaram em segundo lugar no ano passado, então têm um teto que atingirão mais cedo do que a McLaren." Isso significa que a Mercedes receberá menos tempo de túnel de vento este ano comparado às rivais McLaren e Ferrari.
Apesar disso, há otimismo na equipe de Toto Wolff. Danica Patrick comentou: "As marés estão mudando. Acho que a Mercedes teve uma boa execução de fim de semana. George poderia ter sido terceiro se tivesse usado pneus macios. Eles têm muito para ficarem felizes."
Hill acrescentou: “Até recentemente, pensávamos que Adrian Newey iria para a Ferrari e Lewis também, mas agora isso não parece tão atraente.”
Desafios e expectativas
Karun Chandhok alertou que a Ferrari não deixará a Mercedes superá-los sem uma batalha: “Vamos manter a perspectiva. Leclerc, com outra volta, teria passado George. Ele não estava muito atrás de Lewis e sua corrida foi comprometida no primeiro stint.”
Sobre o futuro de Hamilton, Chandhok disse: "Lewis se arrepende? Foram três centésimos diferentes na classificação e estavam lá na corrida. Acho que a Mercedes pode vencer uma corrida este ano." Hill concluiu: "[Hamilton] pensa 'jogo a jogo' novamente. Ele pode competir roda a roda com Lando e Max."
A Mercedes não vence um GP de F1 desde o final de 2022, em São Paulo, com Russell. Hamilton não vence desde 2021.