O esforço da Audi para finalmente ingressar na F1 em 2026 levou à contratação de um líder de aerodinâmica que desempenhou um papel crucial no domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel no esporte de 2010 a 2013.
Stefano Sordo foi contratado para o recém-criado cargo de diretor de desempenho na Sauber, atualmente operando sob o nome de Stake para esta temporada e em 2025, antes que a gigante alemã Audi assuma no ano seguinte.
Sordo inicialmente trabalhou com a Arrows e a Jaguar na F1 antes de se juntar à Red Bull no final de 2004 como engenheiro de corrida por um ano, depois assumindo a mesma função na Toro Rosso por um período de 12 meses.
O italiano retornou à Red Bull no início de 2007 como líder da equipe de aeroperformance, cargo que ocupou por sete anos cobrindo os sucessos de Vettel, antes de se formar para chefe de desempenho aerodinâmico em 2014.
No final de 2016, Sordo se juntou à McLaren e passou seis anos na equipe, inicialmente como chefe e depois diretor de desempenho de veículos da F1. Desde outubro de 2022, ele atua como diretor técnico da Rahal Letterman Lanigan Racing, nos Estados Unidos.
Elogiando a experiência única de Sordo e o histórico comprovado em equipes vencedoras de corridas e campeonatos, o CEO do Grupo Sauber, Andreas Seidl, disse: "A nomeação de Stefano é um passo importante no desenvolvimento da estrutura de nosso departamento técnico".
Audi aventura 'ao virar da esquina'
Acreditando que Sordo "sabe o que uma equipe vencedora precisa", acrescentou que "traz uma riqueza de experiência para a equipe e, com o leque diferente de funções que desempenhou no passado, está perfeitamente posicionado para analisar os pontos fortes e fracos das nossas operações técnicas e abordar o que é necessário.
“Temos uma equipe técnica forte em Hinwil, e a nomeação de Stefano nos ajudará a aproveitar essas habilidades e transformá-las em desempenho à medida que continuamos neste momento crucial para nossa equipe, com a equipe de fábrica da Audi F1 sendo preparada para sua estreia.”
Destacando o seu papel como um que "terá um impacto direto no desbloqueamento do desempenho que já temos dentro da nossa empresa", Sordo está determinado a "ajudá-la a alcançar novos patamares".
Ele acrescentou: "A equipe está em um momento crucial em sua história, com o início da aventura da Audi ao virar da esquina, e estou ansioso para enfrentar o desafio que está por vir.
"Estou animado com o que o futuro reserva: as metas que a equipe estabeleceu para si são ambiciosas, mas vejo muita confiança de todos dentro desta organização."