Não vale a pena arriscar para a Red Bull
Ricciardo substituiu Nyck de Vries antes do GP da Inglaterra de 2023, dando à Red Bull a chance de avaliar se o piloto australiano ainda tinha condições de competir pela equipe principal, considerando sua má passagem pela McLaren, que resultou na rescisão de seu contrato para dar lugar a Oscar Piastri. Já em 2024, especialmente até o GP da China, esse experimento parecia estar fracassando e, até então, Ricciardo tinha que temer mais perder sua vaga para Liam Lawson.
Em 2024, após oito corridas, a única conclusão a que a Red Bull pode chegar é que Yuki Tsunoda é mais digno de uma promoção do que seu companheiro de equipe. O piloto japonês marcou 19 pontos até agora em uma temporada com um carro que, especialmente no início da temporada, era apenas o sexto melhor do grid. Desde a Austrália, Tsunoda esteve sempre lá para coletar os pontos deixados pelos pilotos das cinco melhores equipes, só não conseguiu marcar pontos na China e está até à frente de Lance Stroll na classificação. Por outro lado, Stroll eliminou Ricciardo da disputa assim que conseguiu o novo chassi e conseguiu uma ótima quarta posição em Miami, mas está claro quem está vencendo a batalha dos dois.
Como resultado, Ricciardo é um risco ainda maior do que um Perez com desempenho oscilante, e com base nisso, o mexicano ganhou o contrato na equipe principal. Tanto Ricciardo quanto Tsunoda são contratados pela Red Bull e são emprestados à VCARB e, como resultado, seu desempenho é constantemente monitorado.
Pode corrigir seus erros na VCARB
O nome de Ricciardo não aparece nos rumores sobre possíveis transferências para Mercedes, Williams, Haas e, agora, Alpine. É Christian Horner quem toma as decisões, não Peter Bayer, da VCARB, mas a narrativa ainda favorece Ricciardo. O CEO da equipe baseada em Faenza também disse antes do GP de Mônaco que gostaria de manter Ricciardo para a próxima temporada. “Acho que estamos muito felizes com nossos dois pilotos. (...) Temos uma formação muito forte.”
Essas respostas também são semelhantes à forma como Horner elogiou Perez antes dele receber este novo contrato. Para Horner, também é benéfico manter Ricciardo por perto, pois é sabido que eles estão em boas condições. É sensato também que Ricciardo permaneça em um ambiente que o apoie e, com rumores de saída de Tsunoda, ele pode ser um piloto sênior com uma possível vaga pronta para ser aberta para um jovem talento ao seu lado.