Liam Lawson estreou na Fórmula 1 em 2023, quando substituiu Daniel Ricciardo por um curto período após o australiano fraturar a mão em um acidente durante uma sessão de treinos livres no GP da Holanda. Lawson também conquistou seus primeiros pontos ao terminar em nono no GP de Cingapura, superando o campeão mundial Max Verstappen. Atualmente, ele voltou a ser o piloto reserva da Red Bull e de sua equipe júnior.
Em entrevista à BBC, Lawson foi questionado sobre a ascensão dos simuladores e das corridas online como uma nova forma de entrada na F1. "Está se tornando muito mais do que nunca e acho que a cada ano fica cada vez mais próximo, especialmente com esports e corridas de simuladores online", explicou Lawson. “É um nível muito alto, igualmente alto em termos de pilotagem. Se eu entrar no sim contra um piloto pro sim, eles vão me destruir. Está se tornando mais realista, então é definitivamente uma maneira de entrar.”
Pilotos de esports poderiam entrar no grid?
Embora a maioria dos pilotos ainda entre no esporte através do kart e progrida nas competições, os esports podem em breve se tornar uma nova rota de entrada. Lawson não acredita que os simuladores substituirão o kart, mas vê isso como uma rota alternativa: "Não sei se será mais porque todos ainda estarão correndo de kart", disse ele.
"Acho que definitivamente vai ser maior. Haverá mais pilotos vindos de esports e corridas de simulação. Eu, particularmente, tenho um amigo que acabou de fazer esports na vida dele e fizemos um track day juntos. Ele tinha tudo, a sensação natural do carro, o que estava acontecendo, e isso veio dos esports, que foi a primeira vez que eu vi em primeira mão", concluiu o neozelandês.