Alonso descreveu as últimas duas corridas da F1 para a Aston Martin como um alerta significativo depois de cair na ordem de classificação.
Apesar das atualizações consideráveis no carro, a equipe conquistou apenas quatro pontos nas últimas três corridas.
De maneira alarmante, os últimos dois finais de semana de Alonso foram difíceis.
Ele se classificou em último lugar em Ímola e depois foi eliminado novamente no Q1 em Mônaco.
Para a Aston Martin, parece estar revivendo os problemas do ano passado, quando começou a temporada competitivamente antes de recuar.
A equipe baseada em Silverstone enfrenta o risco de se tornar a sexta equipe mais rápida da F1, dada a forma impressionante da Red Bull nas mãos de Yuki Tsunoda.
No entanto, Alonso permanece otimista em relação à Aston Martin, porque os finais de semana difíceis recentes permitirão que eles "compreendam nossas fraquezas".
"Esses finais de semana foram cruciais para compreender nossas fraquezas, entender o carro, melhorar", disse Alonso ao DAZN. "Você sempre aprende mais com as dificuldades do que com as vitórias, porque os problemas cortam a euforia.
"Estamos aprendendo muito e olhando para o resto do ano, 2025 e 2026. Essas duas corridas foram um grande alerta para a equipe e será muito bom para nós."
Alonso quase não conseguiu pontuar em Mônaco.
Seu principal objetivo no domingo era ajudar seu companheiro de equipe da Aston Martin, Lance Stroll, que estava à frente.
A estratégia deliberadamente lenta de Alonso permitiu que Stroll fizesse uma parada nos boxes sem perder posição.
No entanto, tudo foi em vão quando Stroll bateu na barreira e pegou um furo no pneu.
"Tentamos tudo o que podíamos para marcar alguns pontos", acrescentou Alonso. "Seria difícil, então tentamos parar com Lance mais uma vez para dar a ele pneus novos para atacar Gasly, mas também não conseguimos. Foi mais um fim de semana de azar novamente, eu acho.
"O carro não estava bom o suficiente para pontuar. Não estou dizendo que perdemos uma oportunidade de ouro, mas quando você sai com o pneu duro e estende o stint e, de repente, há uma bandeira vermelha e você tem que colocar os pneus médios até o final da corrida, é quase suicídio porque eles têm que durar 78 voltas.
"Foi o que tentei fazer. Duraram, mas a um ritmo muito baixo."