Charles Leclerc começou a chorar ao tentar explicar suas emoções após a vitória no Grande Prêmio de Mônaco de 2024. O piloto da Ferrari nasceu e cresceu em Monte Carlo, e vencer a corrida era um sonho seu desde a infância. Depois de muitas tentativas fracassadas, Leclerc finalmente conseguiu vencer e estava cheio de emoção.
Leclerc largou na pole position e sobreviveu a duas largadas em pé devido à paralisação por bandeira vermelha. Ele teve que usar um jogo de pneus durante quase toda a distância do Grande Prêmio. Leclerc tentou resumir seus sentimentos logo após a corrida.
"Não há palavras para explicar isso. Foi uma corrida muito difícil. Larguei na pole duas vezes [nos anos anteriores] e não conseguimos. Isso a torna ainda melhor. É a corrida que me fez sonhar em ser piloto um dia", disse Leclerc.
Aparentemente, foi um jogo de xadrez estratégico entre a McLaren e a Ferrari. Uma questão de quem piscaria primeiro se decidissem que não conseguiriam levar os pneus até a bandeira quadriculada. Leclerc admitiu que estava nervoso com a possibilidade de algo dar errado nos estágios finais.
"Faltando 15 voltas para o final, você espera que nada aconteça. As emoções estavam aflorando. Eu estava pensando no meu pai enquanto pilotava, ele deu tudo de si para que eu estivesse aqui. Era nosso sonho correr e vencer aqui. É inacreditável. Tínhamos 78 voltas para fazer com o mesmo jogo de pneus, o que foi muito, muito difícil. Conseguimos controlá-los bem. Houve uma parte em que tivemos de administrar a diferença em relação ao George e, depois, pude pressionar até o final. Obrigado à equipe", disse Leclerc.
Leclerc continua atrás de Max Verstappen no Campeonato Mundial, mas o piloto de Mônaco diminuiu a diferença. O mesmo acontece no Campeonato de Construtores, já que a Ferrari tem apenas 24 pontos de diferença para a Red Bull .