A análise veio do correspondente da BBC Sport na F1, Andrew Benson, que descreveu Sargeant da Williams como alguém "que parece estar no fim da linha na F1".
Ricciardo, por sua vez, precisa elevar seu desempenho na equipe irmã da Red Bull, a RB, "para não correr o risco de ser substituído pelo piloto reserva Liam Lawson em algum momento desta temporada".
Ambos estão enfrentando pressão após inícios difíceis na temporada, que conta com apenas seis corridas até o momento.
Benson compartilhou sua opinião em resposta a uma pergunta durante o Q&A pré-GP da Emilia Romagna sobre quais pilotos atuais estão mais vulneráveis a perder seus lugares no meio da temporada.
"Os dois grandes candidatos aqui são Logan Sargeant, da Williams, e Daniel Ricciardo, da RB", escreveu Benson.
"Sargeant está parecendo alguém cujo tempo na F1 está chegando ao fim. A menos que ele dê a volta por cima, resta saber se será durante a temporada ou no final dela.
A Williams estaria considerando substituí-lo antes do final da temporada por Andrea Kimi Antonelli, protegido da Mercedes, que está na Fórmula 2 pela primeira vez nesta temporada.
Antonelli, entretanto, tem apenas 17 anos e ainda não pode obter a superlicença necessária para competir na F1. Fontes seniores disseram à BBC Sport que é improvável que o italiano corra na F1 antes de seu aniversário de 18 anos, em 25 de agosto.
"Isso significa que ele poderia estar na Williams nos GPs da Holanda ou da Itália após as férias de verão.
No entanto, isso também depende da estratégia dos pilotos da Mercedes, já que a Williams provavelmente não o levaria para apenas parte da temporada, apenas para ele mudar para a Mercedes em 2025. Portanto, se ele correr pela Williams este ano, é provável que seja também para a próxima temporada.
Quanto a Ricciardo, ele aliviou um pouco a pressão com seu bom desempenho na classificação na China - repetido em Miami -, mas ainda está abaixo de seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda.
"Ele precisa melhorar isso para não correr o risco de ser substituído por Liam Lawson em algum momento desta temporada."