É principalmente sugerido que Newey está se separando da equipe devido à controvérsia em torno do chefe da equipe, Christian Horner, e à luta interna pelo poder que surgiu. Segundo Marko, no entanto, o motivo é mais simples. "Ele é um excelente designer que, de alguma forma, perdeu a paixão", escreveu em sua coluna para Speedweek.com.
Marko explicou: “Pessoalmente, acho isso muito lamentável, mas tivemos uma equipe técnica muito ampla e bem posicionada ao longo dos anos, com pessoas experientes como Pierre Waché e pessoas mais jovens como Enrico Balbo e Ben Waterhouse. Estamos numa boa posição em todas as áreas e vejo como uma ilusão da concorrência que haja um efeito dominó. Até agora, não há sinais de que isso aconteça.”
"É claro que a mudança de regra de 2026 será um desafio especial para nós e todos os outros, e perder alguém como Newey é sempre doloroso. Mas também é preciso lembrar que ele não estava mais na empresa diariamente. Era mais ele quem supervisionava tudo. Ele está se aposentando e temos que conviver com isso", disse o austríaco de 81 anos.
A saída anunciada de Newey foi tema de conversa no paddock da Fórmula 1 durante o GP de Miami. O britânico de 65 anos está se aposentando em grande parte do projeto da F1 e se concentrará principalmente no RB17, seu hipercarro autoprojetado. Depois deste ano, ele renunciará definitivamente à Red Bull.