O piloto da Sauber, Valtteri Bottas, espera que sua falta de desempenho no GP de Miami tenha sido simplesmente um "ponto fora da curva" enquanto ele luta por seu futuro na F1.
Bottas e seu companheiro de equipe Zhou Guanyu não se saíram bem em Miami, já que ambos foram eliminados no Q1.
Nenhum dos dois pilotos também disputou os pontos, com Bottas particularmente caindo de sua posição de largada.
Foi um claro passo atrás no desempenho da equipe Sauber, que viu ambos os carros fazerem SQ3 no sprint chinês.
Bottas estava na disputa por pontos no GP principal de Xangai antes que um problema mecânico o forçasse a sair da corrida.
Com os dois pilotos sem contrato no final do ano - e a Sauber não querendo manter nenhum deles - eles precisam de um grande resultado.
Refletindo sobre a exibição da Sauber em Miami, Bottas está esperançoso de que seu fraco desempenho tenha sido pontual.
"Claro, a posição de largada não foi a melhor, então acho que foi bom tentar algo diferente. Então, honestamente, com essa estratégia, o momento do Safety Car foi o pior possível", disse.
"Espero que tenha sido um ponto fora da curva. Nos últimos dois eventos estivemos em um lugar melhor. Novamente, a próxima corrida [em Ímola] é uma pista muito diferente, então com algumas novas partes no carro, veremos novamente. Mas é apertado, você sabe, e pequenos ganhos podem fazer uma grande diferença."
Zhou conseguiu superar Bottas em Miami, descartando nomes como Oscar Piastri nas voltas finais.
Zhou acrescentou: "Na verdade, não foi muito ruim para nós [com o Safety Car], mas a única coisa é que fomos para os macios, então tivemos quase 30 voltas nos macios e eles caíram", comentou.
“Acho que o problema era que faltava alguma velocidade máxima contra Alex e eu realmente não conseguia ultrapassá-lo nas retas, então toda a corrida foi realmente comprometida.”
Zhou revelou que a Sauber tentou uma variedade de configurações, mas nenhuma delas funcionou.
"Está muito claro neste fim de semana que ambos os carros foram uma verdadeira luta. Tentamos jogar muito com configurações diferentes durante sexta-feira e sábado, mas ambos não pareceram funcionar", acrescentou.
"Por outro lado, acho que muitos dos competidores trouxeram atualizações para as últimas corridas e ainda temos semelhante ao que tivemos algumas corridas atrás. Tenho certeza que em Ímola podemos dar um passo e é uma questão de quanto."