Estamos de volta com a cobertura mais completa sobre a Fórmula 1 aqui no Brasil, agora com o resumo da classificação para a corrida Sprint, que é uma classificação um pouco menor, mais rápida, e que define o grid de largada para a corrida que acontecerá nesse sábado em Miami.
SQ1
Sem enrolação, vamos para o que aconteceu na pista com a primeira parte dessa classificação, chamada SQ1, que tem a duração de 12 minutos, ou seja, é bem curta, então todos os carros correm para a pista para fazer suas voltas rápidas, com Charles Leclerc sendo o primeiro, já que praticamente não treinou nesse circuito devido à um erro, tendo um prejuízo danado.
E logo em sua primeira volta rápida, o piloto já cometeu um erro e abortou sua tentativa, lembrando que nessa primeira parte, todos os carros estavam obrigatoriamente com pneus médios.
Depois da primeira tentativa de todos os pilotos, Max Verstappen foi o piloto mais rápido, com Oscar Piastri colando nele em segundo, e Sergio Perez em terceiro. Correndo o risco de ser eliminados após essa primeira tentativa estavam Valtteri Bottas, Hulkenberg, Carlos Sainz, e os dois carros da Williams.
Mas, como o tempo era curto, poucos foram para os boxes, e a maioria ficou na pista por várias e várias voltas seguidas em busca de uma condição ideal para fazer uma volta.
Com o tempo encerrado, os mais rápidos foram os carros da Mclaren, com Norris em primeiro e Piastri em segundo e Alonso fechando os três primeiros. E eliminados nessa primeira parte foram Alex Albon, que começará na última colocação na corrida de amanhã, com Logan Sargeant em 19º, Valtteri Bottas em 18º, Guanyu Zhou em 17º e Pierre Gasly em 16º. Até falando de Bottas, o piloto ainda pode ser punido devido à essa fechada que deu em Piastri, então, vamos aguardar.
SQ2
Já na segunda parte da classificação, chamada SQ2, com duração de apenas 10 minutos, novamente todos foram para a pista de imediato, apenas com Verstappen e Tsunoda esperando alguns minutos para deixar sua garagem, em uma estratégia diferente.
Com o tempo curto, todos, menos Verstappen, fizeram uma primeira volta rápida nos primeiros minutos, usando pneus médios obrigatoriamente. E após a primeira tentativa, quem andou bem foi Daniel Ricciardo, que fez ótimos tempos nas primeiras tentativas. Já as Mercedes sofreram um pouco mais para fazer bons tempos e ficaram soba ameaça dos dois carros serem eliminados, já que Russell estava em 10º e Hamilton em 11º. O mais rápido nesse momento era Lando Norris novamente.
Verstappen só saiu para a pista faltando 4 minutos, se arriscando bastante, já que teria uma, ou no máximo duas chances de volta rápida, e qualquer erro poderia custar sua classificação.
Bom, após essa volta de Verstappen, e as últimas tentativas de todos os outros carros, o mais rápido foi mesmo Lando Norris, com Sergio Perez em segundo e Charles Leclerc em terceiro.
Já eliminados nessa parte tivemos algumas surpresas, com Yuki Tsunoda, que largará na décima quinta colocação, com Magnussen em 14º, Ocon em 13º e as duas Mercedes, com Hamilton cometendo alguns erros e sendo atrapalhado, ficando em 12º, e George Russell em 11º.
SQ3
Na parte decisiva, o SQ3, com duração de apenas 8 minutos, ninguém foi para a pista, já que estavam economizando alguns jogos de pneus, com os primeiros indo para a pista faltando cerca de 3 minutos para o final, prometendo um final emocionante e com grandes chances de alguém ser atrapalhado devido ao transito.
Em sua primeira tentativa, Verstappen acabou cometendo um pequeno erro, e não teria chance de uma segunda volta, mesmo assim batendo o tempo de Sergio Perez. Norris também cometeu um erro e não fez uma volta boa. E com o tempo encerrado, Max Verstappen foi mesmo o primeiro colocado para a corrida Sprint, com Leclerc em segundo e Sergio Perez em terceiro. Completando os 10 primeiros, Daniel Ricciardo, surpreendendo e indo muito bem com a quarta colocação, com Sainz em quinto, Piastri em sexto, Lance Stroll em sétimo, Fernando Alonso em oitavo, Lando Norris em nono e Hulkenberg fechando em 10º.