GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
EQUIPES
02 de maio de 2024 às 10:32

Futuro incerto para Andretti: FIA, F2 e F3 criam obstáculos para o sonho do americano

O sonho de Michael Andretti de entrar na Fórmula 1 enfrenta novos desafios, com o CEO da Fórmula 2 e F3, Bruno Michel, afirmando que a entrada da Andretti em ambas as categorias também não será fácil.
Autor: A. Ferreira
Autor:
A. Ferreira
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
Futuro incerto para Andretti: FIA, F2 e F3 criam obstáculos para o sonho do americano

O dono da equipe, Michael Andretti, foi comunicado pela gerência da Fórmula 1 no início do ano que a entrada da Andretti Cadillac na Fórmula 1 não estava prevista, para seu pesar. O americano não está de braços cruzados: ele continua a trabalhar incansavelmente para realizar seu sonho. Agora, ele vai além da F1; Andretti também quer ser ativo na Fórmula 2 e na Fórmula 3. Ele também não pode contar com uma recepção calorosa, de acordo com as palavras de Bruno Michel,  o chefe das duas categorias de ponta, na quinta-feira.

O CEO da Fórmula 2 e da Fórmula 3 declarou que ainda não houve nenhum contato entre sua categoria e a Andretti. "Esperamos que isso aconteça em breve", relatou o francês, que disse ter lido sobre os planos da equipe norte-americana em reportagens da mídia. Mas o tapete vermelho não está sendo estendido por enquanto. " Se a Andretti quiser entrar na F2 e na F3, terá de passar pelo mesmo processo que todos os outros, porque é assim que funciona", disse ele.

"Temos um processo de seleção a cada três anos em ambas as categorias. O da F2 aconteceu no ano passado, no final de 2023. Portanto, o próximo será daqui a três anos. Para a F3, o processo seletivo será este ano. Portanto, se você quiser participar, é claro que terá de passar pelo processo. Agora, não sei como isso funciona na estratégia deles, porque eles também estão discutindo a possibilidade da F1 ao mesmo tempo. Portanto, para mim, é algo que está no ar. Não é algo realmente concreto no momento", disse Michel.

A F2 e a F3 não querem se expandir


Um caminho mais fácil para entrar na F2 e na F3 parece ser assumir o controle de uma equipe atual. "Acho que está completamente fora de questão aumentar o número de carros, 30 carros já é muito. E esse é um número muito bom. Mas sempre temos que pensar que também precisamos encontrar o número adequado de pilotos para as equipes, e as equipes têm que ser capazes de encontrar os pilotos, o que não é tão fácil em situações com 30 pilotos. Portanto, na Fórmula 3 não haverá carros adicionais."

"Na Fórmula 2, a questão sempre esteve em aberto, porque tínhamos 26 carros na GP2, depois passamos para 20 e depois para 22. Estou bastante satisfeito com os números que temos no momento por vários motivos. Tem que ser valioso para as equipes, encontrar 22 pilotos com orçamentos adequados nunca é uma tarefa fácil."

Não há oportunidades suficientes de progressão para a F1


Além disso, Michel se pergunta qual é o sentido de ter tantas vagas na F2 se quase não há oportunidades de crescimento para a Fórmula 1. "Precisamos ver quantos lugares estarão disponíveis na Fórmula 1 também porque, no final das contas, alguns pilotos não conseguirão subir e isso pode ser um pouco difícil demais. No momento, não estou muito inclinado a aumentar o número de equipes. A Andretti pode tentar formar uma equipe com uma equipe existente ou pode se candidatar e, se se candidatar, sempre haverá a possibilidade de uma equipe não continuar ou de uma equipe não ter feito um trabalho adequado e, nesse caso, ela terá a chance de entrar."

As palavras de Michel deixam claro que a Andretti não deve contar com tratamento preferencial na F2 e na F3. "É uma questão de justiça com as equipes. A maioria das equipes está na Fórmula 2 há muitos anos. Houve algumas mudanças nas equipes nas duas últimas temporadas. A F2 e a F3 são um negócio muito interessante para os proprietários de equipes. Mas tenho que ser justo com as equipes existentes. Então, é claro que a Andretti é um bom nome. É claro que a Andretti, no caso de um programa geral de automobilismo, é interessante. Não temos uma equipe americana na F2. Portanto, ela preenche uma série de requisitos. Mas, sim, ela teria que passar pelo mesmo processo que todos os outros. Porque, caso contrário, seria injusto com as equipes existentes", disse Michel.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
CORRIDA
Guia das 24 Horas de Le Mans 2024: Favoritos e como acompanhar
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 11:14
CHRISTIAN HORNER
"Eu apoio a FIA", diz Horner sobre os novos regulamentos da F1 para 2026
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 11:00
FIA
FIA comenta sobre sistema "Modo X" para carros de F1 para 2026
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:53
TOTO WOLFF
A Red Bull deu um passo atrás? Toto Wolff comenta sobre o desempenho da Red Bull
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:39
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
Resultados do treino livre 1 para o GP do Canadá de F1 2024
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1