GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
RED BULL
25 de abril de 2024 às 14:48

F1: As consequências da saída de Newey para a Red Bull e para Verstappen

Parece que Adrian Newey irá deixar a Red Bull, partindo para uma nova equipe na Fórmula 1, o que pode ser bom para Ferrari ou Mercedes, mas péssimo para Verstappen e sua equipe.
Autor: F. Almeida
Autor:
F. Almeida
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
F1: As consequências da saída de Newey para a Red Bull e para Verstappen

Muita gente foi pega de surpresa na manhã dessa quarta-feira, já que depois de muitas especulações, os renomados Auto Motor Und Sport, BBC e Sky Sports noticiaram que Adrian Newey, o famoso projetista, irá deixar a Red Bull muito em breve, procurando uma nova equipe para continuar suas atividades na Fórmula 1. 

Todas as matérias apontam para o mesmo motivo, dizendo que Newey está insatisfeito com o tratamento que está recebendo dentro da equipe, já que em meio à disputa por poder que acontece nos bastidores da Red Bull, o seu trabalho tem sido afetado, com ele sendo deixado a cada dia mais de lado da equipe de Fórmula 1, sendo colocado para trabalhar mais me projetos paralelos do que nos carros de Verstappen e Perez. 

Devido à isso, Newey decidiu que quer novos ares, e partir para uma equipe que valorize seu trabalho na Fòrmula 1, e não uma que o jogue de canto para trabalhar em projetos paralelos, deixando ele apenas como um consultor da equipe de corridas. Afinal, ele sempre trabalhou com carros de Fórmula 1 e essa é a sua maior paixão, querendo continuar assim até o final de sua carreira. 

Claro que por enquanto, nenhuma das partes confirmou essa saída, e não temos datas para quando isso deve acontecer. Mas, desde já surgem várias preocupações sobre as consequências que essa saída de Newey pode ter, tanto para ele, como para a Red Bull e até para Max Verstappen. 

Começando pela Red Bull, onde o clima ultimamente está bem complicado, com várias polêmicas e uma clara disputa por poder entre Helmut Marko e Christian Horner, que até podem ter culminado nessa saída de Newey, nem precisamos dizer o tamanho da perda que será para a equipe não ter mais o principal projetista de carros de corrida da atualidade. 

Afinal, principalmente nessa era da Fórmula 1, que se utiliza de carros de efeito solo, Newey é de extrema importante, já que o efeito solo é justamente uma de suas áreas de maior domínio, com os resultados na pista deixando isso claro para todos, já que todas as outras equipes do grid copiaram o carro da Red Bull, que mesmo quase 3 anos depois do início desses regulamentos, continua dominando com folga a Fórmula 1. 

Falando sobre essa importância de Newey para a Red Bull, o repórter da Sky Sports Craig Slater foi bem pontual em sua declaração feita hoje, onde disse:

“A razão pela qual Fernando Alonso tem apenas dois campeonatos mundiais é por causa de Newey, que construiu os carros que Sebastian Vettel dirigiu para vencer os quatro campeonatos seguintes consecutivos. Acho que se você desse à maioria dos chefes de equipe de F1 a opção de ter Lewis Hamilton e Max Verstappen como dupla de pilotos, ou Newey como designer-chefe, acho que a maioria dos chefes de equipe escolheria Newey. Ele construiu este atual carro de F1 para Verstappen. Mesmo com o resto do pelotão tentando diminuir a diferença no terceiro ano de regulamentos relativamente estáveis, Verstappen ainda está pilotando seis décimos a um segundo por volta mais rápido. Ele é a contratação mais importante que qualquer equipe poderia fazer. Se ele fosse embora – ou fosse colocado em licença de jardinagem ou fosse afastado – isso teria um efeito enorme na Red Bull. Isso comprometeria seriamente a capacidade deles - talvez não nesta temporada - mas na próxima temporada em diante, de dominar da maneira que têm feito."

Outra consequência que essa saída pode ter, além das relacionadas ao projeto do carro da equipe dos próximos anos, tem a ver com Max Verstappen, que há muito tempo tem demonstrado sua insatisfação com esse clima dentro da Red Bull, com várias pessoas ameaçadas de demissão, e outras ameaçando deixar a equipe. Newey não está entre os nomes defendidos a ferro e fogo por Verstappen, mas mesmo assim, sua saída com certeza impactaria o futuro do piloto, já que sem Newey, nada garante que o seu carro terá um bom futuro daqui para a frente.  Falando umas semanas atrás sobre a possibilidade de perder Adrian Newey, o piloto disse:

“Posso dizer que todos deveriam ficar juntos, mas se uma pessoa quiser sair, nem sempre dá para impedir. Gostaria que o Adrian ficasse e não fosse para outra equipe.”

Para deixar essa situação de Verstappen ainda mais apimentada, todas as informações que surgem sobre o novo motor da Red Bull para 2026, feito em parceria com a Ford, não são nada animadoras, indicando que a equipe tem problemas em seu desenvolvimento, e está sofrendo para tirar desempenho desse novo motor.  Então, sem ter um motor forte, e sem ter garantias de que terá um carro forte, Verstappen pode acabar se interessando pela propostas de equipes rivais, com a Mercedes fazendo de tudo para convencer o piloto assinar com eles para o ano que vem, garantindo que terão o melhor motor de 2026 que dará a Verstappen as condições de continuar conquistando títulos. 

E também, tudo dependerá de onde Newey irá, já que Verstappen pode escolher assinar com a mesma equipe de Newey, seja ela a Mercedes ou Aston Martin, visando conseguir o melhor carro para as próximas temporadas. 

E por fim, para o próprio Adrian Newey, as consequências são que ele terá que iniciar tudo do zero em uma nova equipe, com a maioria das informações há muito tempo indicando que ele tem interesse em se mudar para a Ferrari, onde teria carta branca da equipe para fazer o que quisesse, tanto nos carros de rua, como principalmente de Fórmula 1, sem contar que ele teria um salário astronômico para isso. 

Seria um risco para sua carreira, mas que pelo jeito, Newey prefere fazer essa jogada e arriscar tudo do que ser deixado de lado em seus últimos anos de carreira na Fórmula 1, já que ele ainda acredita que é muito útil para sua equipe, e ainda tem esse desejo de continuar trabalhando no desenvolvimento de carros de corrida. 

Bom, a certeza sobre isso teremos em breve, já que alguma das partes deve se pronunciar.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
Red Bull
Perez
Verstappen
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
RED BULL
Desempenho abaixo do esperado: "Somos um segundo mais lento"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 17:02
CARLOS SAINZ
Sainz mostra confiança após treinos promissores da Ferrari em Ímola
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 16:10
LEWIS HAMILTON
Hamilton admite erro no TL2 e "tentou se desculpar" com Verstappen
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 22:58
LEWIS HAMILTON
Perez escapa de punição após incidente com Leclerc em Ímola!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 14:26
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
Red Bull multada devido a incidente de Perez em Ímola
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1