Em cinco Grandes Prêmios (e uma corrida sprint), a equipe Visa Cash App RB acumulou sete pontos e a Haas F1 quatro pontos. Williams, Stake F1 Team e Alpine ainda não pontuaram. As equipes menores não desistem, mas sabem que geralmente só conseguem um ou dois pontos. Alguns querem que os 11º e 12º lugares também ganhem pontos.
Uma comissão da F1 se reunirá na próxima semana para discutir a proposta. "Estou meio dividido sobre isso. É muito competitivo. Parece que há dois grupos na Fórmula 1 agora, e as equipes de seis a dez estão lutando tanto quanto as de um a cinco", disse Horner após o GP da China.
O chefe da Red Bull diz que ainda não tem opinião formada e precisa de mais informações antes de decidir. "Você só precisa analisar os números e as informações primeiro", explicou.
Vasseur já está a favor
A Ferrari parece concordar com a mudança nos pontos. "Sou a favor, não sou contra", disse Vasseur no paddock do Circuito Internacional de Xangai. “Vindo da Alfa Romeo, entendo a frustração de fazer um ótimo fim de semana e não pontuar. Se não houver DNF à sua frente, terminar em P11 não traz recompensa.”
"Se você termina em P11 ou P20, é a mesma coisa. Entendo a frustração. Se no próximo ano houver seis equipes na frente, será a mesma coisa para P13, mas precisamos prestar atenção. Não sou contra", explicou o chefe da equipe italiana.
E a opinião de Ocon?
Esteban Ocon tem sentimentos mistos. Embora a mudança beneficie a Alpine - que teve um início de temporada difícil em 2024 - ele comenta: "Estamos apenas colocando um curativo em uma ferida aberta. É uma forma de ajudar, mas eu preferiria que todos os carros estivessem mais próximos."