GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
ALFA ROMEO
21 de abril de 2024 às 11:58

Guanyu Zhou é o primeiro piloto chinês na história da Fórmula 1! Veja a emoção do piloto após correr em seu GP EM CASA!

Zhou, que corre pela equipe STAKE F1, se tornou o primeiro piloto chinês a competir na categoria, abrindo caminho para futuras gerações e inspirando milhões de pessoas em seu país. Embora o resultado da corrida em si não tenha sido o ideal, com Zhou terminando em 14º lugar, a emoção do piloto e a importância do momento transcendem o resultado final.
Autor: A. Ferreira
Autor:
A. Ferreira
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
Guanyu Zhou é o primeiro piloto chinês na história da Fórmula 1! Veja a emoção do piloto após correr em seu GP EM CASA!

Vencedor do GP da China na madrugada deste domingo, Max Verstappen não foi a única estrela do dia. Único piloto representante do país no grid da Fórmula 1, Guanyu Zhou foi às lágrimas com o apoio da torcida, após a corrida, na qual terminou em 14º. O jovem de 24 anos corre pela STAKE F1 e é o primeiro piloto chinês na história da Fórmula 1.

 

"Que evento. Sonhei em estar aqui quando eu era criança. Então, obrigado a todos os fãs chineses aqui, e os que estão assistindo pela TV em casa. Obrigado, equipe. Todos vocês, caras, vamos continuar trabalhando", disse o piloto, após cruzar a linha de chegada.

Zhou estreou na F1 em 2022 - quando a Stake ainda se chamava Alfa Romeo. Porém, ele só pôde correr diante do seu público pela primeira vez neste ano, já que a etapa asiática retornou ao calendário após cinco anos de ausência causada pelas restrições da pandemia do coronavírus.

Guanyu Zhou é o primeiro piloto chinês na história da Fórmula 1! Veja a emoção do piloto após correr em seu GP EM CASA!

Depois de cruzar a linha de chegada em 14º na prova deste domingo, ele ganhou dos organizadores da prova uma placa especial para estacionar seu carro no parc fermé improvisado ao top 3 da disputa, dentro da pista. Sob aplausos e gritos dos fãs, muitos com cartazes de apoio, o jovem não segurou a emoção.

"Ser o primeiro piloto chinês a competir na China pela Fórmula 1 significa muito para mim. É um imenso prazer, mas também orgulho e responsabilidade. Não é uma corrida qualquer para mim. Depois de cinco anos fora do calendário, o campeonato finalmente retorna e com um chinês no grid. É uma oportunidade para inspirar e pavimentar o caminho para futuras gerações interessadas no esporte. Vimos a paixão quando os ingressos foram colocados à venda e se esgotaram em poucas horas. Meu país ama corridas e estava esperando por esse momento há anos", disse Zhou, na véspera do GP da China.

 Zhou já havia comemorado com a torcida chinesa um nono lugar na corrida sprint da etapa, no sábado. Após a prova vencida por Verstappen, o titular da Sauber se classificou apenas em 16º para a largada deste domingo.

Na disputa, ele não obteve o desempenho esperado ao largar com pneus duros; faltou sorte e ritmo, e o jovem chegou apenas no 14º lugar. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, abandonou com uma quebra no motor.

Exatos 20 anos atrás o piloto também estava no Circuito de Xangai, mas em um lugar diferente: nas arquibancadas, na vitória do brasileiro Rubens Barrichello pela Ferrari. Na época, Zhou tinha cinco anos de idade. Ele, que é um dos pilotos mais jovens do grid atual, compartilhou o clique pelas redes sociais.

Zhou ocupa o 17º lugar no campeonato de pilotos da F1. No Mundial de construtores, a Sauber está na lanterna, sem pontos. Ao longo de sua carreira, o chinês disputou 49 GPs e conquistou 12 pontos; seu melhor resultado foi um oitavo lugar no Canadá, em 2022.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
Stake F1
Zhou
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
PILOTOS
Mika Hakkinen analisa chances de Verstappen e Perez em Mônaco
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 09:49
FIA
F1 volta atrás em ideia de para-lamas para chuva
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 09:37
VALTTERI BOTTAS
Bottas espera assinar seu contrato "nas próximas semanas"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 09:54
VALTTERI BOTTAS
Palmer comenta sobre o desempenho de Perez na Red Bull: "Tenho certeza!"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 09:15
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
Confira os horários do GP de Mônaco de F1 2024: Sessões de treino e corrida
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1