Fernando Alonso foi informado pouco antes da classificação que ainda receberia uma punição por seu toque com Carlos Sainz na corrida sprint. O espanhol não concordou totalmente com isso, para dizer o mínimo, e saiu do seu caminho após a qualificação.
"A punição? Não concordo nada com isso. Acho que isso é apenas corrida e é certamente para isso que se destina a corrida de velocidade. Quase faz você se perguntar se ainda é possível vale a pena participar de uma corrida de velocidade, porque você ainda recebe uma punição."
Alonso está se referindo principalmente aos pneus que você pode economizar quando não participa da corrida sprint: "Você só usa um de seus conjuntos de pneus para a corrida sprint, na qual dificilmente consegue obter pontos para equipes como a nossa. Então, sim, sou da opinião que esta não deveria ser a ideia por trás das corridas sprints na Fórmula 1."
No entanto, Alonso aceita a punição, embora com considerável relutância: "A gestão da corrida tem o poder de decidir isso, então você apenas tem que aceitá-la. Mas ainda discordo completamente."