A McLaren surpreendeu a todos em 2023 ao atualizar seu carro e avançar do meio do grid para a frente, conquistando nove pódios a partir da rodada de Silverstone em julho e terminando em quarto lugar na classificação de construtores. Embora ainda não tenha alcançado o mesmo nível que quando foi a segunda equipe mais rápida em certas ocasiões, a McLaren consolidou seu lugar no pelotão intermediário, atrás da equipe dominante Red Bull.
Atualmente em terceiro lugar, à frente da Mercedes na hierarquia, a McLaren também viu a Ferrari fazer grandes avanços no desempenho das corridas, colocando a Scuderia um passo à frente por enquanto.
Vendo uma "trajetória forte" na fábrica de Woking, a chefe da equipe, Stella, espera que sua equipe possa novamente sair vitoriosa na "corrida de atualizações", já que pretende superar seus rivais. Ao ser questionada se os desenvolvimentos em andamento serão suficientes para alcançar a Ferrari, Stella respondeu que será uma corrida de atualizações e que uma única etapa de atualizações não será suficiente, pois a Ferrari também fará atualizações.
Stella indicou que manter o terceiro lugar seria um "forte resultado" para a McLaren, mas isso não significa que a equipe não tentará alcançar a Ferrari se houver oportunidade. Para a McLaren, o objetivo é continuar a trajetória ascendente e garantir que o planejamento das atualizações se concretize na pista.
“Ao mesmo tempo, há alguns circuitos em que parecemos que podemos competir com a Ferrari. Então dizemos: 'Por que não?'", disse Stella. "Mas, para ser justo, na Fórmula 1, não se trata de desejar 'eu gostaria [de estar nessa posição]'. Você apenas pressiona o máximo possível. Você apenas tenta desenvolver seu carro o máximo possível, maximizar os finais de semana de corrida o máximo possível e então tenta ver no final onde você está."
"Depois de Miami, quando apresentarmos alguns empreendimentos, teremos mais informações para ver no que podemos competir.”