Piastri, na Arábia Saudita, observou uma área em que a McLaren perdeu vantagem para Ferrari e Aston Martin.
Apesar de um bom começo de temporada em comparação com o ano anterior, a equipe de Woking ficou atrás da Ferrari em termos de desempenho, depois de terminar o ano passado como a segunda equipe mais rápida, atrás apenas da Red Bull.
Com 69 pontos nas quatro primeiras rodadas, a McLaren está 51 pontos atrás da marca italiana.
A McLaren tem uma vantagem confortável sobre Mercedes e Aston Martin na classificação de construtores, com mais do que os pontos combinados das duas equipes. No entanto, Piastri identificou uma área-chave onde a McLaren perdeu sua vantagem do ano passado - curvas de alta velocidade.
"O que ficou claro nas últimas corridas é que eles [circuitos de alta velocidade] não são mais uma exceção em serem bons apenas para nós", explicou ele à mídia no GP do Japão. “Então, talvez a vantagem que desfrutamos em alguns dos circuitos de alta velocidade no ano passado, acho que não é mais tão evidente.”
"Ferrari certamente deu passos à frente"
O destaque do ano até agora para a McLaren foi o pódio de Lando Norris no GP da Austrália - corrida em casa de Piastri.
No entanto, o quarto lugar consecutivo em Jeddah e Melbourne permitiu que o jovem de 23 anos ficasse a cinco pontos de seu companheiro de equipe mais experiente.
A etapa mais recente em Suzuka foi um reduto para a McLaren na temporada passada, com a equipe garantindo um pódio duplo, mas este ano, Norris e Piastri só conseguiram alcançar o quinto e o oitavo lugar, respectivamente, destacando as melhorias feitas pelos rivais.
"Acho que a Ferrari certamente deu passos à frente em seu desempenho de alta velocidade. A Red Bull, obviamente, ainda é forte. A Aston Martin deu um passo à frente no desempenho de alta velocidade", afirmou.
Com a F1 indo para a China para a próxima etapa, Piastri terá pela frente correr em uma nova pista. Mas como é a primeira vez que o campeonato corre no Circuito Internacional de Xangai na era moderna dos efeitos no solo, a incerteza adicional de um fim de semana sprint deve funcionar como um equalizador entre as equipes.