GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
FERNANDO ALONSO
12 de abril de 2024 às 08:36

F1: 4 pontos cruciais que fizeram a diferença para renovação de Alonso com a Aston Martin

Fernando Alonso decidiu que seu futuro na Fórmula 1 será com a equipe da Aston Martin. Mas o novo contrato vai muito além de uma mera renovação. Aqui estão os detalhes por trás dessa decisão significativa.
Autor: F. Almeida
Autor:
F. Almeida
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
F1: 4 pontos cruciais que fizeram a diferença para renovação de Alonso com a Aston Martin

Na Fórmula 1, pilotos são impulsionados pela ambição e pelo potencial de vitória, mas para Alonso, encontrar um ambiente onde se sinta valorizado é igualmente crucial, com pelo menos 4 fatores principais influenciando na decisão do piloto espanhol, que tinha propostas e interesse de outras equipes do grid. 

Para o espanhol, a Aston Martin oferece não apenas a chance de competir, mas também um ambiente onde se sente em casa.

1 - Aston Martin mostrou interesse real

Enquanto outras equipes demonstraram algum nível de interesse, foi a Aston Martin que mostrou um apoio incondicional a Alonso em uma fase de sua carreira onde ele já não é mais um novato.

“É normal quando se inicia uma negociação é preciso sondar um pouco o mercado e é preciso também ouvir os outros. É um procedimento normal e penso que também é justo ouvir todas as propostas. O resto das conversas foram leves e nunca chegaram a outra conclusão , talvez fosse necessário mais tempo e todo esse tipo de coisa, enquanto na Aston havia um desejo claro de trabalharmos juntos. Por isso foi muito fácil." 

Desde sua chegada em 2023, a equipe demonstrou fé cega em Alonso, e foi recompensada com alguns bons resultados de lá para cá. 

2 - Contrato de Longo Prazo

Após incertezas na Alpine, Alonso encontrou na Aston Martin um projeto de vida, onde pode trabalhar sem incertezas, sabendo que até para depois de sua carreira na Fórmula 1, pode continuar envolvido com a marca, seja em outras categorias, seja em algum papel na própria F1.

“Depois de pilotar, usarei quase 40 anos de experiência no automobilismo em benefício de uma equipe que me deu esta oportunidade agora, neste momento da minha carreira. Isso também é muito atrativo para mim e estou muito motivado para os próximos anos.  Não sei quando vou parar de pilotar. Assinei um contrato como piloto. Mas sim, se eu parar de competir um pouco antes do contrato, vou desempenhar um papel diferente . Com certeza não vai acontecer em 2025 ou 2026, mas não sei. Pelo menos mais dois anos."

“Quando estiver correndo, farei o meu melhor para vencer com esta equipe e ser competitivo, mas sentirei o mesmo se conseguirmos grandes coisas e sucessos, mesmo quando não estiver pilotando. Posso apoiar a equipe a alcançar grandes feitos , mesmo em uma função diferente, então vamos ver.”

 

3 - Parceria com a Honda e Novos Regulamentos

Alonso vê na Aston Martin a oportunidade de continuar na Fórmula 1 quando os novos regulamentos entrarem em vigor e a equipe se aliar à Honda, o que seria uma nova experiência para ele, e claro, uma nova chance de ser campeão mundial.

“Nas primeiras conversas deixei bem claro à Aston que o atrativo deste projeto é tudo o que estamos a construir. Para mim foi fundamental entrar em um novo regulamento, com um novo projeto e também com a Honda como parceira. Temos pessoas incríveis e talentosas na equipa que irão beneficiar do novo túnel de vento e das novas instalações em Silverstone, por isso houve muitos factores que tornaram 2026 muito atractivo para a Aston."

Apesar de desafios passados, Alonso está otimista em relação ao futuro da parceria. Ficam na história frases de Fernando Alonso como “toda a equipe está preparada para vencer menos a Honda” ou o famoso “Motor GP2” que ele gritou no rádio no Grande Prêmio do Japão de 2015, comportamento esse que prejudicou muito a Honda, e houve até rumores de que a marca vetou Fernando Alonso para o futuro. Algo que não impedirá que os dois se reencontrem.

“Não funcionou na McLaren, mas logo depois eles resolveram todos os problemas e atualmente dominam e são campeões mundiais nos últimos anos. Eles terão uma base para 2026 que já é muito sólida, mas também têm em Sakura a capacidade de construir algo realmente bonito. Eu sei que eles estão muito, muito motivados lá. Obviamente, com combustíveis sustentáveis ​​em 2026, é algo que adoraria experimentar, e com a Aramco temos um grande parceiro. É por isso que vejo uma situação em que todos ganhamos.”

 

4 - Futuro na WEC

Alonso também vislumbra a possibilidade de retornar ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) após sua saída da Fórmula 1.

“Posso afirmar quase 100% que no futuro tentarei o Dakar, quando sair da Fórmula 1 será algo que ainda estará na minha cabeça. E com a Aston também haverá a Valkirye em Le Mans, a partir do próximo ano. Então quem sabe se esse também será um projeto em que posso ajudar de alguma forma, pilotando ou de fora.”

“Adoraria ver a Aston Martin vencer em qualquer categoria , em qualquer condição. Isso vai ajudar a marca, da qual me sinto parte. Sinto-me parte da equipe Aston Martin de Fórmula 1, mas no final também dos carros de estrada e tudo mais. Por isso queremos o melhor para a marca.” 

Em suma, a renovação de Alonso com a Aston Martin vai além das corridas, refletindo uma parceria sólida e planos ambiciosos para o futuro.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
Aston Martin
Alonso
Drugovich
Stroll
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
RED BULL
Desempenho abaixo do esperado: "Somos um segundo mais lento"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 17:02
CARLOS SAINZ
Sainz mostra confiança após treinos promissores da Ferrari em Ímola
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 16:10
LEWIS HAMILTON
Hamilton admite erro no TL2 e "tentou se desculpar" com Verstappen
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 22:58
LEWIS HAMILTON
Perez escapa de punição após incidente com Leclerc em Ímola!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 14:26
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
Red Bull multada devido a incidente de Perez em Ímola
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1