E aí meus amigos, beleza? Estamos de volta em mais uma madrugada trazendo todas as informações sobre o que aconteceu durante o último treino livre para o GP do Japão. Então, mostre seu apoio ao nosso canal por deixar seu gostei e se ainda não foi inscrito, inscreva-se para não perder nenhum detalhe sobre a temporada 2024 da Fórmula 1.
Com o tempo correndo, boa parte dos carros foi para a pista em busca de suas primeiras voltas, já que o clima não estava dos melhores e a ameaça de chuva pairava pelo circuito, que já foi extremamente prejudicado durante o treino livre 2, onde poucos carros conseguiram realizar voltas rápidas e preparar seus carros.
E logo nas primeiras tentativas, Kevin Magnussen deu uma escapada com sua Haas, provavelmente por ainda estar com pneus frios, e foi parar na areia, sem prejuízos para seu carro e também, sem causar nenhuma bandeira amarela e paralisar o treino.
Também nesses primeiras voltas, Sergio Perez, da Red Bull, reclamou da dirigibilidade de seu carro, que estava péssima, solicitando que a equipe verifique o que está acontecendo antes das próximas tentativas. Poucos depois, o piloto reclamou da aderência em curvas de baixa velocidade, que também estava muito ruim e atrapalhou suas primeiras voltas.
Após as primeiras tentativas, Lewis Hamilton se colocou na ponta com pneus macios, com Max Verstappen em segundo e Oscar Piastri em terceiro, com Verstappen com pneus médios e Piastri com pneus macios. E quem demonstrou um bom ritmo nesse início foi Fernando Alonso, que mesmo usando pneus duros, conseguiu voltas rápidas bem decentes.
Com 15 minutos de treino, Daniel Ricciardo também escapou da pista após perder a traseira e ir parar na grama, quase ficando atolado, mas, conseguindo retornar à pista sem nenhum dano ao carro, em um inicio nada bom para Ricciardo novamente.
E depois desses minutos iniciais, a maioria dos carros começou a realizar treinos simulando ritmo de corrida, com o tanque mais cheio e realizando voltas mais lentas, com a Ferrari fazendo bons tempos e mostrando que deve competir com a Red Bull pelas primeiras posições novamente nessa semana.
Quem sofreu bastante nesse treino foram os carros Williams, com os pilotos reclamando bastante de que estavam extremamente inseguros com esse carro, que não tinha aderência e estava saindo de traseira em várias e várias curvas, o que em um circuito tão estreito como de Suzuka, é muito perigoso.
Faltando 20 minutos para o fim, Goerge Russell ainda não tinha realizado um bom tempo de volta e era o último colocado, com a Mercedes mexendo bastante no carro e talvez, ele teve algum problema técnico que atrapalhou essa sua última sessão antes da classificação.
E daí para a frente, a maioria dos carros voltou para os boxes e aguardou a chegada dos minutos finais para dar uma última saída para simulação de voltas rápidas, com Alex Albon sendo o primeiro a retornar para a pista faltando cerca de 12 minutos para o fim, e após vários ajustes, conseguiu um excelente tempo de volta, subindo para a sexta colocação e fazendo o melhor terceiro setor até o momento...
Logo em seguida, George Russell também voltou, e logo de primeira, andou muito bem, fazendo o melhor tempo do dia até o momento, em uma excelente volta do piloto da Mercedes. Pouco depois, ele perdeu a liderança para Max Verstappen, que de primeira, colocou pouco mais de 3 décimos no tempo de Russell, mostrando que a Red Bull ainda está sobrando nesse final de semana.
E com o tempo encerrado, dobradinha da Red Bull, com Max Verstpapen em primeiro e Sergio Perez em segundo. Logo abaixo, os dois carros da Mercedes mostrando que estão fortes no Japão, com Russell em terceiro e Hamilton em quarto. Como decepção, os carros da Haas estão bem fracos nesse final de semana, e Daniel Ricciardo também não andou bem. Mas como ponto positivo desse último treino, os 12 primeiros carros ficaram a menos de 1 segundo de diferença, o que deixa as expectativas muito boas para a classificação de daqui a pouco.