A temporada de 2021 foi intensa, com uma emocionante disputa pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. No final, ambos começaram o último Grande Prêmio da temporada empatados em pontos. Durante grande parte da corrida, parecia que a vitória era de Hamilton, até que um acidente de Nicholas Latifi provocou a entrada do carro de segurança. O controle de corrida decidiu reiniciar a corrida na última volta, e Verstappen conseguiu ultrapassar Hamilton facilmente com pneus novos.
Este momento foi crucial para Lewis Hamilton. As decisões controversas tomadas pelo controle de corrida naquele momento ainda são amargas para Hamilton. Ele se sente privado do seu oitavo título mundial. “Fui prejudicado? Com certeza. Quer dizer, você conhece a história. Mas o que foi realmente bonito naquele momento foi que meu pai estava comigo. Passamos por essa enorme montanha-russa da vida juntos, com altos e baixos. E no dia que mais doeu, ele estava lá.”
A forma como Hamilton enfrentou sua perda naquele momento foi crucial para muitas coisas, ele mesmo diz. "A maneira como ele me criou sempre foi para ficar de pé, com a cabeça erguida. E eu obviamente fui parabenizar Max e não percebi o impacto que isso teria, mas também estava realmente consciente de que há um mini-eu assistindo. Este é o momento crucial da minha vida. E acho que realmente foi. Eu senti isso. Eu não sabia como isso ia ser percebido. Eu não tinha visualizado. Mas definitivamente estava consciente de que esses próximos 50 metros que eu ando é onde eu caio no chão e morro – ou eu me levanto."