A decisão dos comissários em Melbourne no domingo se baseou na maneira como Alonso abordou a curva, pegando Russell desprevenido. "Entendo, mas isso foi além", comentou Van der Garde em seu podcast DRS: The Race Show. “Foi uma manobra suja de Alonso. É visível o quão mais lento ele estava indo em comparação com a curva anterior. Frear no meio da reta é completamente sem sentido.”
Van der Garde, que já esteve ativo na Fórmula 1 enquanto Alonso ainda competia, expressou sua decepção com o espanhol. "Tenho muito respeito por Alonso, mas ele realmente exagerou. Russell também tem sua parcela, mas em menor grau", concluiu.
Além disso, Van der Garde levanta dúvidas sobre o desempenho da Mercedes. Com a dificuldade em superar a Red Bull de Max Verstappen, ele questiona se Alonso seria a escolha certa para substituir Lewis Hamilton na equipe após esta temporada. "Será que a Mercedes é o destino ideal para este (ex) campeão mundial, especialmente considerando o recente desempenho em Melbourne? Não vimos um desempenho tão ruim no ano passado. Eles eram consistentes e pontuavam sempre. Este ano está difícil; algo precisa mudar internamente."