Sergio Perez recebeu a penalidade após a classificação, por bloquear Nico Hulkenberg no Q1. Isso o forçou a largar do sexto lugar, em vez do terceiro. O piloto mexicano afirmou que essa penalidade teve um grande impacto em sua corrida.
"Sim, acho que nossa corrida teria sido diferente. No primeiro stint, tivemos mais desgaste de pneus atrás de Russell e perder a posição para ele foi muito prejudicial. Foi um fim de semana difícil. Não conseguimos encontrar o equilíbrio certo para cuidar dos pneus durante a corrida. O carro sempre estava um passo atrás. Foi um desafio para nós", disse Perez.
Perez mencionou que, ao contrário de Verstappen, ele não teve problemas com os freios. "Enfrentamos outras dificuldades", afirmou. Sobre as razões para os problemas em Melbourne, ele apontou o asfalto como um fator. “Sim, acho que é provavelmente relacionado ao asfalto. Já enfrentamos dificuldades no ano passado em Vegas. Precisamos trabalhar duro para entender esses problemas.”
Como resultado, foi um fim de semana sem um pódio para a Red Bull, já que Pérez terminou em quinto. "Hoje simplesmente não tivemos o ritmo como equipe. Se você percebe que Max está sendo ultrapassado em duas voltas, isso já diz algo", comentou Perez, sem mencionar os problemas de freio de Verstappen naquele momento.