Toto Wolff descartou a ideia de que os dramas nos bastidores da Red Bull estejam afetando suas performances na pista.
Apesar de a Red Bull ter iniciado a temporada de 2024 com duas vitórias significativas à frente dos demais, nos bastidores há uma disputa de poder que tem afetado a equipe, juntamente com a saga em torno do chefe de equipe Christian Horner.
Uma investigação sobre suposto comportamento inadequado de Horner em relação a uma funcionária foi encerrada pela Red Bull antes do início da nova temporada, porém mensagens de WhatsApp que supostamente mostram comunicações entre Horner e a mulher foram vazadas para figuras influentes da Fórmula 1 no Bahrein, incluindo o CEO Stefano Domenicali e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
O pai de Max Verstappen, Jos, declarou que a equipe "explodiria" caso Horner, que nega todas as acusações, não fosse removido. No entanto, após o GP do Bahrein, conversas claras foram mantidas.
Na Arábia Saudita, uma nova reviravolta ocorreu quando o conselheiro de automobilismo Helmut Marko foi supostamente suspenso - levando Verstappen a defender Marko, indicando que, se o austríaco deixasse a equipe, seu próprio futuro seria incerto.
Horner afirmou então que ninguém estava sendo forçado a permanecer na Red Bull, e a mulher no centro das alegações também foi suspensa pela equipe com salário integral.
Apesar da crise nos bastidores, Wolff, chefe da Mercedes, está firme em sua opinião de que a Red Bull continua forte como sempre.
"Não parece que eles estejam apertando esse botão no momento, já que terminaram em primeiro e segundo com boa vantagem", disse Wolff aos meios de comunicação na Arábia Saudita, quando questionado se a Red Bull estava pressionando o "botão de autodestruição".
"Essas coisas podem ter um atraso, mas acho que precisamos nos concentrar em nós mesmos.
"O que precisamos fazer é dar aos nossos pilotos o melhor carro possível, porque não são os pilotos que são o problema.
"É que nossa máquina não está funcionando como acreditamos que deveria."
Wolff também falou sobre o futuro de Verstappen, acreditando que as pessoas ao seu redor influenciam em suas negociações.
"Um piloto sempre tentará estar no carro mais rápido possível, isso lhe dá a melhor chance de vencer corridas e campeonatos - e é onde Max está no momento.
"Mas Max, Jos e Raymond são muito diretos, às vezes desconfortavelmente diretos.
"Fundamentalmente, um piloto de corrida está calibrado para estar no melhor carro."