GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
CORRIDA
16 de março de 2024 às 12:18

Esse problema pode tornar a disputa de Felipe Massa pelo título de 2008 complicada, afirma Windsor

Desafio legal de Felipe Massa contra o título de F1 2008 levanta questões sobre a corrida de Cingapura e o papel de Ecclestone.
Autor: F. Almeida
Autor:
F. Almeida
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
Esse problema pode tornar a disputa de Felipe Massa pelo título de 2008 complicada, afirma Windsor

O comentarista de Fórmula 1, Peter Windsor, expressou preocupação de que a corrida "confusa" de Massa no Grande Prêmio de Cingapura possa ser um "problema" em sua disputa legal pelo título de 2008.

Afinal, Massa iniciou recentemente um processo contra a Fórmula 1, a FIA e Bernie Ecclestone, ex-presidente-executivo da F1, contestando o resultado do Campeonato de 2008. Mas alguns desafios são identificados nessa disputa legal do título de 2008, onde o brasileiro perdeu o título por apenas 1 ponto para Lewis Hamilton em uma emocionante decisão em Interlagos, cinco semanas após o “Crashgate” em Cingapura, onde o piloto da Renault, Nelson Piquet Jr, bateu deliberadamente para beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonso.

Massa liderava confortavelmente a corrida desde a pole position até o momento em que Piquet abandonou, mas terminou em 13º após uma parada nos boxes com a mangueira de combustível ainda presa durante o período do Safety Car. Os pontos perdidos por Massa em Cingapura foram cruciais para o desfecho do campeonato em Interlagos.

Falando em uma transmissão recente no YouTube, Windsor expressou suas preocupações sobre como a má performance de Massa em Cingapura poderia prejudicar seu caso contra a Fórmula 1, a FIA e Ecclestone.

“Não foi uma boa corrida. Se ele tivesse terminado em segundo ou algo assim, se não tivesse feito uma corrida tão complicada, talvez ele tivesse mais chances de essa corrida ser desclassificada. Mas acho que será difícil para eles argumentar que a corrida deveria ser retirada do Campeonato, tendo em mente que eles tiveram erros do seu lado que você poderia argumentar que teriam acontecido de qualquer maneira, mas esse não é realmente o ponto."

“A questão é que Lewis terminou em terceiro e conquistou pontos em uma corrida que foi fraudada e eles estão dizendo que essa corrida deveria ter sido excluída do Campeonato Mundial. Acho que isso é uma grande notícia e um precedente bastante interessante para o que podemos ver em alguns resultados de outras corridas.”

Windsor apoiou a ação legal de Massa, contradizendo a sugestão de Matt Bishop, ex-diretor de comunicações da McLaren, de que o brasileiro estava motivado por ganhos financeiros. Ele destacou o caso de Michael Schumacher, que manteve suas vitórias na temporada de 1997, apesar de ter sido excluído do título após um incidente com Jacques Villeneuve.

Windsor especulou sobre o desenrolar do caso de Massa e a possibilidade de alcançar instâncias além dos tribunais de apelação da FIA. A ação legal de Massa foi desencadeada por uma entrevista de Ecclestone à publicação alemã F1-Insider em 2023, na qual ele admitiu ter conhecimento sobre a verdade por trás da corrida de Cingapura, mas optou por não agir para proteger o esporte.

Windsor expressou surpresa com a escolha de Massa de processar Ecclestone, dado o bom relacionamento entre eles ao longo da carreira do brasileiro na F1.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: Clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
MAX VERSTAPPEN
F1: Dados deixam claro o tanto que Verstappen (e não o RB20) tem dominado a Fórmula 1 atual
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:21
FERRARI
Sainz culpa Leclerc por perda de posições na largada do GP da China
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:20
LEWIS HAMILTON
Toto Wolff defende Lewis Hamilton: "O carro é difícil de pilotar!"
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:13
FERRARI
Mídia italiana detona Ferrari na China: Leclerc e Sainz em rota de colisão?
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 10:06
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
F1 em negociações para nova corrida na Ásia: Tailândia e Coreia do Sul na mira
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
LÍDER
Pos.
Piloto
Pontos
MAX Verstappen
Red Bull
26
SERGIO Perez
Red Bull
18
CARLOS Sainz
Ferrari
15
CHARLES Leclerc
Ferrari
12
GEORGE Russell
Mercedes
10
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Bearman
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ayumu
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1