Após um longo período de supremacia, a Mercedes enfrenta desafios. No GP da Arábia Saudita, George Russell terminou em sexto lugar, enquanto Lewis Hamilton ficou em nono. A equipe Mercedes ainda não conseguiu alcançar um pódio nesta temporada.
Segundo Shovlin, no debate pós-corrida da Mercedes, os dois carros têm ajustes semelhantes no início do fim de semana. No entanto, ao longo do evento, os ajustes são adaptados com base no feedback dos pilotos. Assim, os carros não saem para a corrida com as mesmas configurações. Os pilotos da Mercedes voltaram a relatar problemas de instabilidade no carro.
"Estávamos procurando maneiras de melhorar isso. Pudemos fazer ajustes nas alturas e na rigidez, o que pareceu surtir efeito. Também tentamos equilibrar o desempenho em diferentes faixas de velocidade, tanto em baixa quanto em alta velocidade. No entanto, o equilíbrio que tivemos naquela sessão provavelmente não foi tão bom quanto no TL1. A partir daí, começamos a convergir de volta na direção geral de onde partimos. A lição que tiramos disso é que, ao fazer mudanças, é possível perceber as diferenças", explicou Shovlin.
Assim, apesar dos ajustes distintos nos carros, os problemas foram os mesmos para ambos. “Quando um carro passa por mudanças, podemos avaliar seu comportamento na pista. Também podemos analisar o desempenho geral dos dois carros, mas os problemas fundamentais na classificação e na corrida foram amplamente os mesmos para ambos. Isso indica que não se trata de pequenas diferenças, como um ajuste de cambagem ou molas e barras, mas algo mais profundo que precisamos entender.”
Shovlin afirma que a equipe está aprendendo com essas experiências em Jeddah e no Bahrein, e agora estão focados em encontrar soluções para Melbourne. "Estamos analisando os dados coletados em Jeddah, assim como os do Bahrein, tanto da corrida quanto dos testes. Com base nisso, estamos elaborando um plano para os treinos livres em Melbourne. Mas não estamos nos baseando apenas em Jeddah. Há um intenso trabalho em andamento nos departamentos de aerodinâmica e dinâmica de veículos. Estamos planejando alguns experimentos que, esperamos, nos darão uma direção para melhorar o desempenho."