A Qiqqiya Investment Company (QIC) revelou mais informações sobre a pista de F1 da cidade, que deverá sediar o Grande Prêmio da Arábia Saudita ainda nesta década.
O evento ocorre atualmente no Circuito Jeddah Corniche, que recebe a segunda rodada da nova campanha da F1 neste fim de semana, com o traçado das ruas de alta velocidade previsto para acontecer até 2027.
Em seu lugar estará o novo Speed Park em Qiddiya, um projeto construído especificamente como parte da iniciativa Saudi Vision 2030 e mais detalhes foram divulgados sobre as características do circuito.
A atração principal da nova pista é "The Blade". Uma diferença de elevação de 108 metros ao longo da volta de 21 curvas, que deverá incluir três zonas DRS, é pontuada por uma inclinação de 70 metros até à primeira curva conhecida como ‘Blade’, que será iluminada com luzes LED.
A pista, projetada por Hermann Tilke e pelo ex-piloto de F1 Alex Wurz, tem como objetivo mesclar as características dos circuitos permanentes e de rua para incluir diversas configurações.
O diretor administrativo da QIC, Abdullah Aldawood, disse: “O Speed Park Track será uma verdadeira personificação da filosofia de jogo do poder de Qiddiya e posicionará a cidade de Qiddiya como a casa do automobilismo saudita e um dos principais locais do automobilismo do mundo.
“Visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas do mundo, com uma pista pioneira que estará pronta para sediar alguns dos maiores eventos de automobilismo do mundo”.
A cidade de Qiddiya é um dos muitos megaprojetos em construção na Arábia Saudita e está localizada nos arredores da capital do reino, Riad.