O ex-vice-presidente da Mercedes-Benz Motorsport, Norbert Haug, admitiu ter ficado "impressionado" com a decisão de Lewis Hamilton de se juntar à Ferrari.
Hamilton encerrará sua longa associação com a Mercedes no final da próxima temporada antes de se unir a Charles Leclerc na famosa escuderia italiana.
A notícia pegou muitos de surpresa, incluindo Haug, que trouxe a Mercedes de volta à F1 em 1994 como fornecedora de motores.
A Mercedes se tornou uma equipe de fábrica em 2010, apenas quatro anos antes de se tornar uma equipe campeã mundial na era turbo-híbrida.
"Se eu tivesse apostado em uma coisa, em uma combinação na Fórmula 1 que duraria por toda a eternidade, teria sido Lewis Hamilton e a Mercedes", disse Haug ao Motorsport-Magazin.
"Fiquei completamente impressionado. Eu teria jurado todos os meus juramentos de que ficaria assim para sempre e que ele ficaria com a estrela como embaixador da marca ou o que quer que seja depois."
Hamilton um funcionário 'perfeito'
Hamilton alcançou um sucesso inigualável com a Mercedes, vencendo 82 Grandes Prêmios e seis Campeonatos Mundiais na equipe.
A chegada de Hamilton ao pelotão aconteceu pouco depois de Haug deixar seu papel de liderança.
Com a decisão de Hamilton, Haug acredita que a Mercedes está perdendo mais do que uma lenda de todos os tempos do esporte.
"Ele é perfeito para mim", disse. "Quer dizer, que marca ele deixou na Fórmula 1? Por que as pessoas dizem que a Fórmula 1 tem uma única superestrela?
"Claro que [Max] Verstappen é o mais rápido, está amadurecendo.
"Mas todas as declarações que Lewis faz, suas aparências, suas atividades for a das pistas, sua luta por tratamento igualitário - de ambos os gêneros e cores. Isso é muito notável."