O ex-chefe de equipe de F1, Peter Windsor, levanta questões sobre a decisão de Lando Norris em se comprometer tão prontamente com a McLaren, afirmando que "ele não precisava fazer isso".
A McLaren anunciou o novo contrato de Norris apenas uma semana antes da confirmação da mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari.
Isso significa que Norris e Oscar Piastri serão os pilotos da McLaren até o final de 2026, pelo menos, assegurando que seus talentos permaneçam em Woking.
É provável que o CEO da McLaren, Zak Brown, estivesse ciente da possível mudança de Hamilton para a Ferrari, explicando seu interesse em manter Norris com um novo contrato para resistir ao possível interesse da Mercedes ou da Red Bull.
Em seu canal no YouTube, Windsor analisou a decisão de Norris de assinar rapidamente outro contrato com a McLaren.
"Ninguém está falando sobre isso, mas por que ele se apressou em assinar um contrato de longo prazo com a McLaren agora?", questionou Windsor. "Ele não precisava fazer isso.
"Era óbvio que a McLaren gostaria de mantê-lo porque Zak Brown o apoiava desde a Fórmula 3, então isso nunca iria desaparecer. Mas potencialmente haveria opções na Mercedes, Ferrari e talvez Red Bull.
"Então, se você é Lando Norris – que está sendo considerado uma das grandes estrelas do futuro – por que não manter suas opções abertas por pelo menos três ou quatro meses até Mônaco? Por que assinar agora? Não parece ser uma boa ideia, na minha opinião.
"Ele tem um bom acordo com a McLaren, mas ainda tem Oscar Piastri – que não é lento – no outro carro e agora não tem chance de pilotar para a Mercedes ou a Red Bull."
Windsor acredita que a Red Bull provavelmente optará por Alex Albon novamente como substituto de Perez, pois ele assinou um contrato de três anos.
"Provavelmente será para Alex Albon. Se você é Lando Norris, está pensando: 'Eu sou melhor do que Albon, certamente, e parece que ele vai conseguir o lugar na Red Bull", acrescentou.
"Acho isso um planejamento muito estranho. Todo o crédito a Zak Brown por pressionar Lando a assinar tão cedo.
"Isso é tudo o que posso supor, que Zak fez uma de suas missões do inverno para conseguir Lando se inscrever e ele o conseguiu.
"Se eu fosse Lando e tivesse seguido o conselho do meu empresário, não ficaria muito impressionado, tenho que dizer.
"Por que ele fez isso? Por que ele se apressou assim? Ele não sabe como será este ano."