GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1
INÍCIO
CLASSIFICAÇÃO
CONTATO
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
ALFA ROMEO
12 de fevereiro de 2024 às 13:33

Por que imitar a Red Bull não é garantia de sucesso instantâneo na F1

À medida que nos aproximamos do final da temporada de lançamentos, fica claro como as mudanças de design nos carros deste ano se aproximaram do RB19 da Red Bull.
Autor: C. Jesus
Autor:
C. Jesus
Whatsapp GPEMCASA Twitter @gpemcasa Facebook gpemcasa Compartilhar GP EM CASA
Por que imitar a Red Bull não é garantia de sucesso instantâneo na F1

James Key, diretor técnico da equipe, acredita que os detalhes da aerodinâmica na Fórmula 1 são tão delicados que replicar exatamente o carro vencedor da Red Bull é quase impossível.

Com o RB18 e, especialmente, o RB19 do ano passado, a equipe de Milton Keynes tem dominado a F1 desde a introdução dos novos regulamentos aerodinâmicos no início de 2022.

Ao longo das últimas duas temporadas, houve uma tendência em direção à filosofia de design da Red Bull, considerada um modelo para o sucesso esperado.

O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, afirmou anteriormente que espera uma convergência em direção ao design do RB19, que venceu 21 de 22 GPs no ano passado, garantindo a Max Verstappen seu terceiro título consecutivo de pilotos, com 19 vitórias nessas corridas.

A tentação para os rivais da Red Bull poderia ser copiar esse carro na última offseason, mas Key insiste que isso seria um erro.

"Com a aerodinâmica, você pode ver o que os outros fizeram, mas é tão sutil", disse Key em uma entrevista à mídia.

"Se pegássemos uma asa dianteira da Red Bull e a colocássemos em outro carro, ele não seria mais rápido, na verdade, provavelmente seria mais lento, porque o resto do carro não é compatível. Então, você não pode simplesmente copiar um carro.

"Vimos isso talvez no ano passado, quando a Aston Martin produziu um carro muito parecido com o da Red Bull, que não era idêntico, mas muito semelhante, e teve um desempenho um pouco melhor, mas não estava de repente na frente.

"Eles fizeram suas próprias coisas durante o inverno, e deram um grande passo à frente, então você tem que ter o controle de seu próprio destino.

"Se você tentar deixar para os outros fazerem isso por você e apenas tirar fotos, nunca vai funcionar. Tudo precisa se tornar compatível.

"Não são as geometrias, é realmente a física de fluxo em torno dessas geometrias que conta e você pode criar isso de mais de uma maneira potencialmente, então você tem que ser seu próprio chefe com isso.

"Se fosse tão simples como copiar uma Red Bull, todos pareceriam uma Red Bull e todos seríamos P1."

Key deixou claro que a equipe tem sido "agressiva" com o design do C44, que começou antes de sua chegada em 1º de setembro, após um período longe da linha de frente do esporte depois de deixar a McLaren no início do ano.

Uma área em que a equipe optou por seguir o processo de design da Red Bull é com a integração em seu carro de uma suspensão pull-rod na frente e push rod na traseira.

Além disso, a carroceria também mudou consideravelmente em comparação com o C43 da temporada passada, com Key naturalmente esperando que os passos dados impulsionem a equipe de volta para o pelotão intermediário altamente competitivo.

Abordando as mudanças no carro, Key disse: "A haste de tração é a primeira coisa que é agressiva porque é corajoso fazer isso. Acho que, particularmente para uma equipe do nosso tamanho, não é um projeto fácil, mas eles fizeram um trabalho fantástico com ele.

"Acho que é mais o refinamento que você não pode ver sob o piso, mas isso está vários passos além de onde estávamos no ano passado, e essa é outra área difícil onde há um enorme potencial se você puder acertar as pequenas nuances. A equipe trabalhou muito para isso.

"Mas a lataria é a coisa que você mais vai notar. Os sidepods são muito tridimensionais e orgânicos, e continua nessa rota.

"Há essa interação entre o assoalho e a carroceria, que não existe intuitivamente quando você olha para um carro, mas há uma forte interação com a maneira como a carroceria modifica as condições para o assoalho e a equipe tem pressionado isso em grande medida, então veremos muito disso.

"Para permitir que isso aconteça, significa que os volumes de embalagem que você está usando são pequenos e é aí que entra o material realmente agressivo. Você tem que correr alguns riscos. Vai esfriar tudo bem? Será que vai fazer isso? Será que vai fazer isso?

"Deveria fazer, os números dizem que vai, mas é agressivo ao ponto de 'você tem que ter certeza de que este carro está bem quando chegarmos à pista'. Espero que estejamos bem."

Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
VEJA MAIS:
Aston Martin
Red Bull
Stake F1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
MERCEDES
F1: Por que a Mercedes está mais lenta do que o esperado com o W15?
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 09:46
EQUIPES
Resultados do último dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 15:22
LANDO NORRIS
Lando Norris: "Estou muito feliz" por ficar na McLaren
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 14:04
MAX VERSTAPPEN
F1: Verstappen não está preocupado com tempo feito pela Ferrari
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
às 14:00
Junte-se ao GP EM CASA no WhatsApp!
EM DESTAQUE
6 candidatos a SUBSTITUIR Lewis Hamilton na Mercedes após mudança para a Ferrari
CLASSIFICAÇÃO
Temporada 2022
Pos.
Piloto
Pontos
VER COMPLETA   >
NOS SIGA NAS REDES
Fique mais perto do GP EM CASA, envie mensagens e o principal: fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Fórmula 1, seja com notícias atualizadas, fotos, vídeos e muito mais!
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1 GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1
SOBRE O GP EM CASA

GP EM CASA - Notícias sobre a Fórmula 1 de forma rápida, atualizada e confiável

Fique sempre atualizado sobre as notícias, resultados das corridas, classificação e corridas futuras, com uma pegada rápida e direta, focando apenas no que é mais importante: a notícia!


Nosso foco é te manter informado sobre o maravilhoso mundo da Fórmula 1, sempre de forma dinâmica, rápida e sem enrolação. Nos esforçamos ao máximo para sempre ser imparciais, sem opiniões pessoais ou mentiras, focando apenas no que é mais importante: a informação!

Seja em nosso canal no Youtube, em nossas redes sociais ou aqui no site e aplicativo, trazemos uma cobertura completa da temporada atual, com informações em tempo real sobre todas as equipes e pilotos.
EQUIPES
»   Mercedes
»   Red Bull
»   Ferrari
»   Mclaren
»   Visa Cash App RB
»   Alpine
»   Williams
»   Stake F1
»   Haas
»   Aston Martin
PILOTOS
»   Hamilton
»   Russell
»   Perez
»   Verstappen
»   Leclerc
»   Sainz
»   Norris
»   Piastri
»   Ricciardo
»   Tsunoda
»   Gasly
»   Ocon
»   Albon
»   Sargeant
»   Bottas
»   Zhou
»   Hulkenberg
»   Magnussen
»   Alonso
»   Drugovich
»   Stroll
GP EM CASA | Notícias sobre a Fórmula 1