Como parte da estreia global da sua temporada de corridas, que também destacou a Endurance com o lançamento do Hypercar A424, a Alpino revelou o A524 diretamente de sua base em Enstone na terça-feira. Pierre Gasly e Esteban Ocon serão os pilotos desta Fórmula 1 no campeonato mundial deste ano.
A pintura do novo F1 da equipe francesa foi concebida em colaboração com o artista Felipe Pantone, apresentando principalmente preto fosco, uma tendência desta nova geração, com toques de azul e rosa. Uma versão com maior destaque ao patrocinador BWT será utilizada em diversas etapas da temporada.
Introducing the all-new A524 ????????#F1 @AlpineF1Team pic.twitter.com/7ZFm82Wm7x
— Formula 1 (@F1) February 7, 2024
No aspecto técnico, a equipe praticamente começou do zero em comparação com 2023: novo chassi, suspensão traseira, sistema de refrigeração do freio, nariz, barbatana dianteira e, claro, o assoalho foram alvos de modificações agressivas.
Após uma temporada promissora em 2022 e um ano difícil em 2023, a Alpine busca recuperar sua posição, visando voltar ao top 5 dos fabricantes, após ter sido superada por McLaren e Aston Martin no ano anterior.
The new @AlpineF1Team has broken cover.
— EverythingF1 (@joinEF1) February 7, 2024
What do you think of the new car/livery#F1 #F12024pic.twitter.com/ldu1wqxvvY
Comparado ao ano anterior, quando apresentou o A523, a equipe passou por uma ampla renovação no corpo diretivo após saídas significativas no verão passado. Philippe Krief, Bruno Famin, Matt Harman e Julian Rouse assumiram as posições de Laurent Rossi, Otmar Szafnauer, Pat Fry e Alan Permane, respectivamente.
Alpine é a quarta equipe a revelar seu carro e cores para a próxima temporada, seguindo Haas, Williams e Apostar. Na quinta-feira, será a vez da Visa Cash App RB encerrar a primeira semana de apresentações, revelando sua nova identidade visual após a mudança de nome na entressafra.