Com o anúncio de Lewis Hamilton sobre sua mudança para a Ferrari em 2025, a temporada de rumores na Fórmula 1 começou mais cedo do que o habitual.
Um dos pilotos vinculados ao lugar do heptacampeão mundial é Alex Albon, desviando a atenção de seu companheiro de equipe novato, Logan Sargeant.
A temporada passada marcou a estreia de Sargeant, e não foi uma experiência tranquila - vários erros na pista levantaram dúvidas sobre sua permanência na F1 desde o início.
Ele foi consistentemente mais lento que Albon, que levou a equipe baseada em Grove ao sétimo lugar no Campeonato de Construtores. Sargeant fez apenas uma aparição no Q3 durante seu ano de estreia, no GP dos Estados Unidos.
O piloto americano também conseguiu apenas um ponto, terminando em 10º no GP dos Estados Unidos. Em comparação com os 27 pontos de Albon, é fácil entender por que Sargeant foi criticado.
Sua vaga foi a última a ser confirmada para este ano, e o chefe da equipe Williams, James Vowles, destacou que Sargeant teria a temporada completa para se provar.
Ele fez o suficiente para manter sua unidade e receber uma extensão. O piloto reserva da Mercedes, Mick Schumacher, e o piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson, são especulados para disputar a vaga.
Após o anúncio da Williams de que manteria seu ex-piloto de academia, não demorou para os críticos enfatizarem que ele precisava de uma melhoria significativa em 2024 para permanecer na F1 além da próxima campanha.
Sem dúvida, Sargeant reconhece que não pode cometer tantos erros como cometeu na temporada passada, dado o dano que isso causará à sua confiança, ao mesmo tempo em que coloca um fardo financeiro na equipe.
No entanto, a ex-equipe campeã mundial está ajudando-o a progredir na direção certa.
"Eu acho que as pessoas pensam e esperam menos de um piloto americano", disse Sargeant. "Mas, no final das contas, não importa, porque desde que as pessoas que importam saibam o que está acontecendo e saibam do que você é capaz, isso é tudo o que importa."
A Williams está ajudando Sargeant a avançar na direção certa, e agora, com o foco em Albon, talvez Sargeant possa se destacar enquanto estiver fora dos holofotes.