No ano anterior, o piloto holandês quebrou recordes ao conquistar a vitória em 19 dos 22 Grandes Prêmios e estabelecer uma sequência invicta de 13 triunfos consecutivos. Sua série foi interrompida apenas quando Carlos Sainz, não vinculado à Red Bull, triunfou no GP de Cingapura.
Além disso, Verstappen registrou a marca recorde de 575 pontos em uma única temporada, superando seu colega de equipe Sergio Perez, que acumulou 285 pontos, mais do que o dobro da pontuação da temporada anterior.
Entretanto, o domínio avassalador pode ter consequências para a audiência global da F1, uma vez que os espectadores anseiam por maior diversidade e competitividade no grid.
Coulthard reflete sobre o esporte que busca inspiração Mesmo mantendo seu envolvimento com sua ex-equipe, Coulthard expressou preocupações sobre a percepção do domínio contínuo da Red Bull na F1.
"Aquela ideia de 'familiaridade gera desprezo'? Se aplicarmos isso ao esporte, o mesmo princípio se aplica", comentou Coulthard em entrevista ao The Telegraph.
"O excesso de sucesso acaba retirando um pouco da magia. No esporte, buscamos inspiração, crescimento, progresso, e se uma equipe está conquistando todos esses elementos, isso não oferece esperança suficiente para todos."