Sainz expressou seu desejo de permanecer na Ferrari por vários anos, mas as negociações com a equipe italiana estão em um impasse. Enquanto a Ferrari busca comprometer Sainz para 2025, com uma opção para 2026, o piloto busca maior segurança contratual.
A preferência da Ferrari por Leclerc ficou evidente com a extensão do contrato do monegasco até 2029. Embora Sainz tenha um papel secundário, o novo contrato de Norris e a escassez de opções no mercado fortalecem a posição de negociação de Sainz.
Com poucas alternativas para substituir Sainz em 2025, a Ferrari pode se deparar com desafios. Alex Albon, cujo contrato com a Williams termina após a próxima temporada, é uma possibilidade, mas a pressão na Ferrari é diferente de equipes anteriores.
Enquanto a Ferrari avalia suas opções, a Audi surge como concorrente. A fabricante alemã entrará na Fórmula 1 em 2026 e oferece a Sainz mais segurança e a chance de liderar o projeto. No entanto, pilotar pela Stake F1 por uma temporada pode ser desafiador, considerando o desempenho passado da equipe sob o nome Alfa Romeo.
Aston Martin e Red Bull Racing também estão de olho em Sainz. A Aston Martin busca um sucessor para Fernando Alonso, e a Red Bull Racing considera Sainz como um possível companheiro para Max Verstappen, apesar das tensões passadas entre os dois na Toro Rosso.
O chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, espera fechar contrato com Sainz antes do início da temporada de 2025. Sainz, ciente de sua posição forte, avalia suas opções em um mercado onde detém todas as cartas.