Quando a Fórmula 1 desembarcar no Bahrein no próximo mês para o teste inicial, veremos rostos familiares nos 20 carros, mas os bastidores estão agitados com movimentações. Todos os pilotos que encerraram a temporada de 2023 iniciarão 2024 com a mesma equipe, mas as mudanças notáveis ocorrem nos bastidores. Um destaque é a saída de pessoas da Red Bull Racing.
Rob Marshall, um nome conhecido que deixou a Red Bull na primavera passada, teve que aguardar para iniciar seu novo papel como Diretor Técnico de Engenharia e Design na McLaren. Outras mudanças significativas incluem a transferência de profissionais da equipe austríaca, que conquistou o título mundial de construtores por dois anos consecutivos, para a Ferrari.
O negociador por trás dessas mudanças foi Christian Horner, diretor da Red Bull, que dedicou meses para fechar a contratação de Laurent Mekies para a Visa Cash App RB. Mekies assumirá a função de técnico da equipe a partir do início de 2024.
A negociação entre Horner e Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari, teve um aspecto peculiar. A Ferrari concordou em liberar Mekies mais cedo, desde que houvesse uma contrapartida. Os engenheiros, que se mudariam para Maranello de qualquer maneira, concordaram em passar apenas seis meses afastados, um período bem mais curto do que o usual "licença para jardinagem".