A equipe francesa passou a maior parte de 2023 fora do radar das cinco principais equipes, ficando consideravelmente à frente de Williams e AlphaTauri, mas distante dos líderes do campeonato.
Isso resultou na Alpine terminando em sexto lugar no campeonato de construtores, uma queda de duas posições em comparação com 2022. Apesar de alguns pódios conquistados por ambos os pilotos na última temporada, a Alpine enfrentou desafios significativos, especialmente em relação à aerodinâmica.
O diretor técnico, Matt Harman, explicou as dificuldades enfrentadas em 2023: "Acho que fomos um pouco superados aerodinamicamente por alguns outros carros. Não conseguimos lidar com o carro até a segunda, terceira, talvez quarta prova."
Harman destacou que, para a temporada de 2024, a Alpine está trabalhando em um "carro completamente novo da frente para trás". Ele sugere que outras equipes também podem adotar abordagens semelhantes para manter a competitividade ao longo dos próximos anos.
“É por isso que para [o carro de 2024], tivemos que desbloquear alguns imóveis novamente, e é por isso que o carro é completamente novo da frente para trás. Você verá isso para cima e para baixo no grid, porque o carro tem que durar alguns anos enquanto olhamos para o futuro.”