A F1 anunciou uma nova corrida na Espanha, programada para acontecer nas ruas de Madrid a partir de 2026, com o nome 'Gran Premio De Espania'. Essa novidade levantou questionamentos sobre o destino do Circuito da Catalunha-Barcelona, palco de corridas desde a temporada de 1991.
Domenicali esclarece que a chegada em Madrid não significa necessariamente o fim da parceria com Barcelona, considerando a popularidade da F1 no país, impulsionada pelo desempenho de Fernando Alonso, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Ferrari.
"Para evitar dúvidas e esclarecer aqui, o fato de estarmos em Madri não exclui o fato de que poderíamos ficar em Barcelona no futuro", afirmou Domenicali ao F1.com.
F1 Aberta a Discussões
A Espanha já sediou corridas no passado, com o GP da Europa em Jerez (1994 e 1997) e posteriormente em Valência (2008 a 2012). Recentemente, o Circuito de Barcelona-Catalunha retornou à sua configuração anterior para melhorar as corridas.
Domenicali destaca que as discussões estão em andamento para avaliar a possível continuidade da parceria com Barcelona, dado o relacionamento positivo e considerando a crescente concorrência no calendário.
"Olhando para o futuro, há discussões em andamento para ver se podemos realmente estender nossa colaboração com o Barcelona, com quem temos uma relação muito boa, para o futuro", acrescentou Domenicali.
A popularidade da F1 cresceu na Espanha no último ano, registrando uma audiência total de TV de 77 milhões ao longo da temporada, equivalente a 3,5 milhões por corrida em média, representando um aumento de 84% ano a ano.